domingo, 9 de outubro de 2016

Taliesin




.


Taliesin é um nome para menino de origem galesa, raramente ouvido. Significa “rosto brilhando” ou “testa radiante”, derivado dos elementos galeses “tal” (testa) e “eosina” (brilhante). Esse era o nome de um poeta galês do século 6, posteriormente, em lendas galesas, ele é retratado como um mago e profeta, ou como um companheiro do Rei Artur.


No entanto, o nome Taliesin é mais bem conhecido nos Estados Unidos como o nome de casas do arquiteto Frank Lloyd Wright situadas no Arizona e Wisconsin.

A cereja no topo do bolo é que Taliesin era o filho da deusa Ceridwen da mitologia celta.

De acordo com o Mabinogion, Morfran (também chamado Afagddu) era horrivelmente feio, e Ceridwen, sua mãe, quis torná-lo sábio. Ela tinha um caldeirão mágico onde podia preparar uma poção que desse sabedoria. A mistura deveria ser cozinhada por um ano e um dia. Morda, um homem cego, mantinha o fogo aceso sob o caldeirão enquanto Gwion, um menino, mexia o conteúdo. As três primeiras gotas do líquido davam sabedoria; o resto, era um veneno letal. Três gotas quentes espirraram na mão de Gwion enquanto ele mexia, queimando-o. Por instinto, o garoto levou a mão à boca e instantaneamente ficou sábio.

Ceridwen perseguiu Gwion. Ele se transformou em um rato; ela virou um gato. Ele virou um peixe e se jogou no rio; ela se transformou numa lontra. Ele virou um passarinho; ela virou um falcão. Finalmente, Gwion se transformou em um simples grão de milho. Ceridwen então se transformou em uma galinha e o comeu. 

Quando ficou grávida, Ceridwen sabia que era Gwion e resolveu que iria matar a criança ao nascer. No entanto, quando o menino nasceu, era tão bonito que ela não conseguiu fazê-lo. Ao invés, ela jogou-o no mar dentro de um saco de pele de foca. A criança não morreu e foi resgatada numa praia britânica por um príncipe celta chamado Elffin. A criança renascida cresceu e se tornou o lendário bardo Taliesin.

A pronúncia para nós, no Brasil, e em todos os países de língua portuguesa, é bem diferente da galesa, obviamente, e mesmo de alguma adaptação inglesa. Então, isso torna um pouco complicado seu uso. Você pode ouvir a pronúncia certinha aqui. A publicação no Blog é muito mais em caráter informativo sobre um nome novo que desconhecemos do que por recomendação de uso: um Taliesin brasileiro teria que passar o tempo todo explicando que a grafia do seu nome é totalmente diferente da pronúncia.

Ou então, elaborar uma forma aportuguesada de “Taliessen”, o que não é nadinha recomendado.

Referências de acordo com a Wikipédia:

Taliesin (c. 534 – c. 599) é o poeta mais antigo da língua galesa cujo trabalho sobrevive. Seu nome é associado ao Livro de Taliesin, um livro de poemas escrito na Idade Média (John Gwenogvryn Evans datou o livro de 1275). A maioria dos poemas é relativamente recente (aproximadamente dos séculos X e XII), mas alguns são mais antigos. Onze deles, de acordo com Ifor Williams, são do século VI.

Acredita-se que Taliesin tenha sido um bardo que cantou nas cortes de ao menos três reis celtas britânicos. Na mitologia e na poesia galesa medieval, ele é referido como Taliesin Ben Beirdd ("Taliesin, Chefe dos Bardos").



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário