domingo, 2 de outubro de 2016

Tabatha



Lembro perfeitamente que, na minha infância, um casal deu esse nome à filha, no meu círculo de conhecidos, e eu achei absurdamente maravilhoso, apesar da minha família estar achando esdrúxulo e recitando o tempo todo que parecia “tábua”. Era um nome diferenciado e eu nunca tinha ouvido ele em lugar algum. Bem, até hoje Tabatha não é um nome comum no Brasil, e vamos abordar esse post falando sobre ele.

Tabatha é uma variante de Tabitha, que significa “gazela” em aramaico”. No Novo Testamento, era uma mulher que morreu e foi ressuscitada pelo apóstolo Pedro (em algumas versões ela é chamada de Dorcas, traduzido do grego). Como um nome inglês, Tabitha é muito mais utilizado, sendo que Tabatha é uma variante alternativa.

Por algum motivo, apesar de ter apenas uma letra de diferença, não consigo gostar muito de Tabitha, pelo menos não do mesmo modo que gosto de Tabatha. Nos Estados Unidos, ele ficou durante décadas aparecendo dentro do Ranking de nomes mais usados, oscilando desde a posição 200 até que em 1997, apareceu pela última vez dentro do Top 1000, em 970º lugar.

Outras línguas: Tabitha (Bíblico), Tabitha (grego bíblico), Tabita (Bíblico Latina), Tabea (alemão)

Como referência podemos citar as atrizes Tabatha Allen, Tabatha Mays, Tabatha Sheltra, Tabatha Hall, Tabatha Cash. Além disso, pode-se citar Tabatha Coffey, Hairstilyst famoso americano, vencedor de um programa de TV americano. E por fim, Tabetha Wells, que tem o nome grafado diferente, com “e”, que é uma atriz e escritora canadense.


Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com dados da Arpen/SP, foram registradas apenas 2 meninas chamadas Tabatha. Também há 8 registros de Tábata, acentuado e sem “h”, um aportuguesamento do nome, além de 11 registros de Tabata sem acento. É um nome perfeito para quem preza pela originalidade. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário