sábado, 1 de outubro de 2016

Serafim

.

Serafim é a forma russa, romena e macedônio, de Seraphinus, um nome latino tardio, derivado da palavra bíblica para designar os serafins, uma ordem de anjos, de origem hebraica que significa “aqueles inflamados”. Pode ser interpretado então como “ardentes”, “incandescentes”. A etimologia tem origem a partir da palavra hebraica “seraph”, que significa “arder”.

É comumente aceito como a primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, os que estão mais próximos de Deus. Na Wikipédia portuguesa, diz que a palavra hebraica Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", talvez uma alusão a tradições bíblicas onde Deus é comparado a um "fogo" ou mesmo a um "fogo consumidor". A referência bíblica para "Serafim" está em Isaías 6:1-2.

A variante Serafino, do italiano, também é usada em português, no entanto, Serafim é bem mais fácil de ser encontrado, mas especialmente em senhores de idade mais avançada.

Os serafins eram uma ordem de anjos, descritos por Isaías na Bíblia como tendo seis asas cada. Este foi o nome de um santo italiano no século 13 que fazia roupas para os pobres. No Behind The Name e outros sites de pesquisas sobre nomes, Serafim não aparece em rankings de nenhum país, e no Brasil, tampouco, não há nenhum registro desse nome, em nenhuma variante, nem mesmo em versões femininas.

Apenas na lista de nomes compostos de São Paulo (Arpen/SP) do ano de 2015, aparece o nome Serafim como segundo elemento: Miguel Serafim (6 registros), Davi Serafim (6), Arthur Serafim (4), Daniel Serafim (4), Lucas Serafim (4), entre outros. Porém, como há várias meninas com o segundo nome Serafim, dá para supor que seja um sobrenome e que os compiladores da lista entenderam errado como nome composto.

Os nomes terminados em –im estão voltando à moda, como Benjamim, Martim e Valentim, de modo que Serafim não deve soar tão estranho aos ouvidos brasileiros. Para quem ainda acha muito ousado como primeiro nome, mas gosta do significado e sonoridade, é possível usar como segundo nome em vários compostos possíveis.
Formas femininas: Serafima (russo), Serafima (macedônio)

Outras línguas: Seraphin (francês), Serafeim (grego), Serafino (italiano), Seraphinus (Latim), Serafin (Polonês), Szerafin (húngaro).

São Serafim de Sarov, nascido Prokhor Issidórovitch Mashnin, foi um monge e taumaturgo ortodoxo, um stárets e um dos santos mais venerados da Igreja Ortodoxa Russa.

Referências:

Serafim Fernandes de Araújo, cardeal brasileiro e arcebispo católico
Serafin Zubiri, cantor e pianista espanhol.
Serafim; telenovela mexicana;
Serafim Corrêa, político brasileiro;
Serafim Gonzalez, ator e escultor brasileiro;
Serafim José de Meneses, barão do Araçuaí;
Serafim Lampião, um personagem de série de histórias em quadrinhos As Aventuras de Tintin;
Serafim Leite, padre jesuíta;
Manuel Serafim Monteiro Pereira, ex-jogador da seleção portuguesa de futebol;
Ordem de Serafim, ordem de cavalaria sueca.



.



Nenhum comentário:

Postar um comentário