domingo, 2 de outubro de 2016

Salete & Salette

.


Salete ou Salette é um nome usado principalmente em português, especialmente no composto Maria de Salete ou Maria da Salete, em relação à Nossa Senhora de La Salete, um epíteto da Virgem Maria por causa da sua aparição para dois jovens na montanha de La Salete, nos Alpes Suíços. O nome é dado muitas vezes à crianças com motivação religiosa, com a finalidade de homenagear ou sinalizar devoção à Nossa Senhora.

A Virgem Maria teria aparecido dia 19 de setembro de 1846 à duas crianças, Maximin Giraud de 11 anos, e Mélanie Calvat, de 15 anos. O culto à Nossa Senhora de La Salette floresceu no século XX, assim como a Nossa Senhora de Fátima e de Lourdes.

Para além disso, não encontrei o que significaria o topônimo da montanha de La Salette nem tampouco a aldeia de La Salette-Fallavaux, nem mesmo em sites franceses e suíços.

O auge do nome Salete no Brasil foi aproximadamente há quarenta anos atrás, depois perdeu terreno, assim como a maioria dos nomes religiosos, especialmente os epítetos da Virgem Maria. Agora, é quase impossível encontrar em crianças ou bebês: Salete teve apenas 4 registros do estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP), e nenhuma outra grafia foi encontrada.

Geograficamente falando, além da localidade na Suíça, temos no Brasil um município chamado Salete em Santa Catarina, e outro denominado Santa Salete em São Paulo.

Salete Campari foi o nome escolhido pela drag queen famosa como hostess na noite paulista, que nasceu com o nome Francisco de Sales Rodrigues. Como referência podemos ainda citar Salete Lemos, uma jornalista brasileira, Salette Tavares, uma escritora portuguesa, e também Salete Ferreira, uma cantora gospel brasileira.

Geralmente não gosto de epítetos de Nossa Senhora, salvo raras exceções, mas Salete é um nome razoavelmente simpático. Entretanto, ele tem uma carga religiosa fortíssima, e é preciso pensar bem sobre o impacto disso na vida da futura pessoinha que vai receber o nome.




.

Um comentário: