terça-feira, 4 de outubro de 2016

Romana





Romana é um nome muito óbvio, em termos de origem e significado. Literalmente, Romana é o nome gentílico que se dá há uma mulher que nasce em Roma. Ou seja, significaria “de Roma”, no sentido de habitante de Roma, aquele que nasceu em Roma. Tem como formas masculinas Romano, Romeo, Romolo (italiano), Roman (polonês), Roman (esloveno), Roman (croata), Roman (checo), Roman (Eslovaco), Romaeus, Romanus (latim), Romão (português), e formas femininas em outras línguas Romaine, Romayne (inglês), Romaine, Romane (francês), Romána (húngaro).

Encontrei Romanka em alguns lugares, como diminutivo russo do nome, mas não tenho fontes mais precisas.

Geograficamente falando, Romana foi o nome dado a uma cidade no Azerbaijão, uma cidade na Sardenha (Itália), uma aldeia na Romênia, e ainda temos o Rio Romana, na República Dominicana.

A julgar pelas referências, Romana é um nome bastante popular e recorrente entre mulheres adultas na República Checa, Bósnia e países de língua eslava. No Behind The Name mostra que Romana estava no top 100 da República Checa em 2006, no centésimo lugar. Depois disso, ele saiu do Top 100 e não aparece mais, o que não quer dizer que ele não tenha sido registrado em escala um pouco menor. Entre os checos, Romana aparecia dentro do Top 100 desde 1959, e em alguns momentos chegou a ficar por volta da 20ª posição.

No Brasil, penso que esse nome nunca foi muito popular, deve ter garimpado alguns registros por ano no passado, mas sem atingir grau de expressão considerável. Mesmo agora, Romana não teve registros em 2015 (Arpen/SP) ou no ano anterior, e não aparece nos rankings disponíveis. Talvez por que a alusão à Roma torne esse nome algo parecido como registrar “chinesa” ou “americana” como nome próprio.

De acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 4.396 pessoas chamadas Romana no país durante o período da pesquisa, a maior parte nascida nos anos 40 e com maior frequência no Tocantins. 

Referências:

Romana (cantora), cantor folclórica da Bósnia;
Romana Acosta Bañuelos , empresária e política americana-mexicana;
Romana Calligaris , nadadora de estilo livre italiana;
Romana Caren , atriz e diretora austríaca;
Romana Chrenková , jogadora de handebol Checa
Romana D'Annunzio , apresentadora de televisão escocesa
Romana Dubnová , saltadora em altura Checa
Romana Graham , jogadora de rugby da Nova Zelândia;
Romana Hamzová , jogadora de basquete Checa
Romana Hejdová , jogadora de basquete Checa
Romana Jordan Cizelj , política eslovena
Romana Maláčová , atleta Checa
Romana Labounková , ciclista Checa
Romana Tabak , jogadora de ténis eslovaca
Romana Tedjakusuma , jogadora de tênis da Indonésia

Como personagem fictício, Romana também foi um apelido para um personagem em Doctor Who, forma encurtada de Romanadvoratrelundar.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário