quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Piper



O nome Piper vem do sobrenome inglês, que vem da palavra “pipe”, ou seja, flauta”. Foi popularizado como nome usado no feminino, por um personagem da série de televisão intitulada 'Charmed' (Jovens Bruxas no Brasil), que estreou em 1998, interpretado por Holly Marie Combs.

Piper aparece no ranking dos Estados Unidos desde 1999, sendo que em 2014 alcançou a 68ª posição. Em 2015, na lista recente divulgada pela Social Security dos EUA, Piper teve 4100 registros.

Ele também aparece nos rankings da Inglaterra (280º lugar em 2014), Canadá (2014, 36º lugar), Nova Zelândia (2014, 68º lugar) e Austrália (62º lugar, 2014). Em todos esses rankings, Piper já aparece há vários anos.

Talvez agora ele se torne mais conhecido e popular no Brasil por causa da série “Heróis do Olimpo”, de Rick Riordan, onde Piper McLean é uma semideusa filha de Afrodite e uma das principais protagonistas da história. Essa série é muito popular entre adolescentes.

É um nome tipicamente usado no mundo de fala inglesa, mas nada apreciado ou explorado no Brasil. Não há dados sobre seu uso nos últimos 80 anos (segundo Arpen/SP e IBGE). É um dos nomes usados no mundo inglês que eu mais acho simpático, mas ainda não estou segura se ele cabe para uso em português.

A Piper Aircraft é uma fabricante de aviões dos Estados Unidos, com sede no Aeroporto Municipal de Vero Beach em Vero Beach, Flórida.

Piper Eressea Kerman (28 de setembro de 1969) é uma memorialista estadunidense cujas experiências na prisão por acusações de crime de lavagem de dinheiro serviram de base para a série de comédia dramática Orange Is the New Black. Na série, a personagem se chama Piper Chapman.

É usado também como sobrenome, como no caso de John Piper, um pregador e autor batista calvinista que serviu como pastor da Igreja Batista Bethlehem, em Minneapolis, Minnesota, por 33 anos.

Outras referências:

Piper Curda , uma atriz e cantora norte-americana
Piper Laurie , uma atriz americana, cujo nome verdadeiro é Rosetta Jacobs

Piper Perabo , uma atriz americana.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário