quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Nieve



Nieve é uma palavra literal em espanhol que quer dizer “neve”, como é óbvio. Em espanhol também é usado Nieves, que significa a mesma coisa, só que é derivado de um dos epítetos da Virgem Maria, Nuestra Señora de Las Nieves. Em outras linguagens temos Neus (catalão), Nives (croata), Nives (italiano) e Neves (português).

Segundo a Wikipédia, esse nome é particularmente comum em Porto Rico. Nieves, no plural, também é muito usado como sobrenome, e o equivalente no Brasil seria Neves.

Também pode ser considerado uma anglicização de Niamh, que pronuncia-se algo como “Nív”, um nome feminino irlandês que significa “brilhante”, “radiante”, e faz parte da mitologia, e também pode ser encontrado como “Neve”. Na mitologia irlandesa, Niamh é a filha do deus do mar, Manannán mac Lir e uma das rainhas de Tír na nÓg, a terra da eterna juventude. Ela era a amante do poeta-herói Oisín.

Evidentemente, a neve é um fenômeno meteorológico, que consiste na precipitação de pequenos cristais de gelo, que proporciona um espetáculo de beleza inigualável. Daí o significado ser tão maravilhoso.

Apesar de, em espanhol, ser usado como um título da Virgem Maria, para nós pode ser simplesmente uma palavra que significa “neve”. Assim como temos Neige (francês), Eira (galês), Yuki (japonês), Pril (Khmer), Nix (latim), Lehloa (sesotho), Lumi (finlandês) e Bora (albanês). Snow também é usado em inglês, mas eu não recomendaria o uso em português.

Na Escócia, o nome aparece no ranking de 2010, na 95ª posição, e na Inglaterra, no ranking de 2009, na 438ª posição. Em São Paulo, tem apenas 1 registro de Nieves (Arpen/SP, 2015), que eu arrisco dizer, deve ser filha de imigrantes latinos com língua hispânica. Uma referência do nome é Nieve Jennings, uma modelo escocesa.


Para quem gostou da sonoridade e do significado de Nieve mas ainda acha muito ousado para usar como primeiro nome, pode optar por usar como segundo elemento num nome composto. 






.

2 comentários:

  1. Me lembra o nome Niele que acho que é inventado
    Gotei para quem quer fugir do comum é sonoro
    Gostaria de saber sobre mas nomes de menina irlandeses acho lindos
    Ja agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve faremos um post só com nomes femininos irlandeses, obrigada pela dica.

      Excluir