domingo, 23 de outubro de 2016

Janaína

.


Para mim, um dos nomes mais bonitos e genuinamente brasileiros que dispomos. Janaína é outro nome da deusa Ioruba Iemanjá, usado principalmente no Brasil. Ele é considerado um epíteto de Iemanjá, segundo as tradições dos cultos afro-brasileiros.

Janaína ou Iemanjá é considerada uma “rainha do mar”, “deusa do mar”, as vezes representada em forma de sereia. Com o sincretismo religioso, Iemanjá foi associada à Nossa Senhora dos Navegantes, tanto que no Brasil, as festas são comemoradas no mesmo dia (2 de fevereiro).

Segundo alguns blogs e sites de umbanda, Iemanjá teria se originado do idioma ioruba, Yemoja, uma contração da expressão Yeye mo oja, que possui o significado relativo à “Mãe dos Peixes”. Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). Ela seria então, no culto tradicional, Mãe dos peixes, de todos os orixás e das origens, Senhora das águas doces e salgadas e da maternidade. Protetora das crianças e idosos. Padroeira dos pescadores.


Esse epíteto tem origens mais complicadas, diversas fontes associam a uma origem indígena, mas não a identificam. O Dicionário Houaiss registra a explicação de Olga Cacciatore, como de origem yoruba no termo “Iya naa iyin”, ou seja, “mãe que honra”. Já outros autores, como M.C. Costa, localiza sua origem no diminutivo de Jana, expressão portuguesa para Anjana, ser mitológico ligada às Xanas, uma espécie de fada ou ninfa da mitologia asturiana dotada de uma beleza extraordinária que vive nos rios, fontes, cascatas e bosques que tem curso de água cristalina. 

Porém, Janaína teria se originado a partir da mistura entre crenças africanas e religiosas, sendo que Janaína seria o nome usado entre indígenas para se referir à divindade das águas.

Janaína é um nome bastante comum no Brasil, especialmente usado em gerações anteriores. Existem 210.152 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil), chamadas Janaína, a maioria registradas nas décadas de 80 e 90, com maior incidência em Pernambuco, e menor incidência em Sergipe, embora seja um nome equilibrado: é usado de modo razoável em todos os estados do Brasil.

Na lista da Arpen/SP do ano de 2015, foram apenas 12 registros de Janaína (com acento), e 33 de Janaina sem acento, ao todo 45 meninas nascidas com esse nome em todo o estado de SP ano passado.

Personalidades brasileiras

Janaína Ávila, atriz
Janaína Bordalo, apresentadora
Janaína Dutra, ativista
Janaína Lince, atriz
Janaína Pinto Marques, política
Janaína Queiroz Cavalcante, jogadora de futebol.
Janaína é uma famosa canção da Banda Biquíni Cavadão. Confira a letra:


Janaína
Biquini Cavadão
 
Janaína acorda todo dia às quatro e meia
E já na hora de ir pra cama, Janaína pensa
Que o dia não passou
Que nada aconteceu

Janaína é passageira
Passa as horas do seu dia em trens lotados,
Filas de supermercados, bancos e repartições
Que repartem sua vida

Mas ela diz
Que apesar de tudo ela tem sonhos
Ela diz
Que um dia a gente há de ser feliz
Ela diz
Que apesar de tudo ela tem sonhos
Ela diz
Que um dia a gente há de ser feliz
Se Deus quiser

Janaína é beleza de gestos, abraços,
Mãos, dedos, anéis e lábios,
Dentes e sorriso solto
Que escapam do seu rosto

Janaína é só lembrança de amores guardados
Hoje é apenas mais uma pessoa
Que tem medo do futuro
Que aconteceu?
Se alimenta do passado

Mas ela diz
Que apesar de tudo ela tem sonhos
Mas ela diz
Que um dia a gente há de ser feliz
Diz
Que apesar de tudo ela tem sonhos
Ela diz
Que um dia a gente há de ser feliz
Se Deus quiser

Já não imagina
Quantos anos tem
Já na iminência
De outro aniversário

Janaína acorda todo dia às quatro e meia
Já na hora de ir pra cama, Janaína pensa
Que o dia não passou

Que nada aconteceu




.

6 comentários: