quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Haunani



Haunani é um nome de origem havaiana e que significa “neve bonita”, pela junção dos elementos Hau (neve) e Nani (beleza). Provavelmente refere-se ao cume das montanhas do Havaí, sempre salpicados com neve.

Os nomes havaianos nativos são desconhecidos para nós, salvo raras exceções. Assim, é bastante complicado encontrar referências. No Behind The Name, por exemplo, não temos nenhuma indicação de que ele tenha participado de algum ranking, e não temos nenhuma informação sobre o próprio Havaí.

No Brasil, como não podia ser diferente, Haunani não tem nenhum registro nas últimas listas disponíveis. No entanto, a existência de Haunani’s brasileiras não é impossível de ser encontrada: uma olhadinha no Facebook basta para encontramos algumas. Porém, dados precisos são inexistentes.

Sobre o nome Haunani temos três importantes referências, todas elas havaianas: 

1) a notória senhora Haunani Apoliona, uma nativa havaiana e ativista pelo movimento da soberania havaiana, que além de participar de um conselho de curadores sobre os assuntos do Havaí, liderar o Banco do Havaí, ainda é uma artista que faz performances no Grupo Olomana. 

2) Haunani-Kay Trask, autora de vários livros de poesia e não ficção, professora, ativista, documentarista, que representa os nativos havaianos em vários fóruns globais. 

3) Haunani Minn Singer, atriz americana de cinema e televisão, nascida em Honolulu, Havaí, que foi casada com Marc Singer.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário