sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Erisabel





Você pode procurar, e com certeza, em poucos lugares vai achar informações sobre Erisabel. Na verdade, não são poucas informações: é nenhuma. Erisabel eu acabei achando na Internet no Blog Once Upon a Time, que é um espaço aconchegante sobre nomes, em inglês, mas que é bem eclético na hora de escrever sobre nomes próprios. Se gostou, achou bonito, imaginou que pode ter um aproveitamento onomástico? Lá vai o nome para o Blog. Então, as vezes, os nomes que a gente encontra lá são assustadores.

Mas Erisabel é bonitinho. A pessoa que escreve o Blog – como sou uma desgraça em inglês nunca consegui definir se é homem ou mulher, mas aposto na 2ª opção por que são poucos os seres masculinos que se interessam por antroponímia – disse que viu esse nome como título de um salão de beleza (provavelmente foi esse). Aí decidiu que precisava escrever sobre ele. Nem ela encontrou informação alguma, tampouco eu.

Mas, como todo obcecado pela onomástica, a gente dá o jeito: e foi o que fizemos, afinal de contas. Na verdade, assim como muitos nomes terminados em –bel, aparentemente é a junção de Erisa + Bel (talvez duas sócias do salão?). Convenhamos que as pessoas tem a mania e a facilidade de adicionar –bel a praticamente qualquer nome, assim como –belle.

Erisa, segundo o blog, é conhecido como nome japonês, que não dá para precisar o significado, já que a maioria dos nomes japoneses varia seu significado de acordo com o Kanji com que é escrito. Já o Behind The Name tem uma página para Erisa, que foi submetida por usuários, que diz que é uma variante espanhola de Elisa. Nenhuma das duas hipóteses pode ser comprovada.

Eris, que significa “contenda” era uma deusa grega da discórdia, que nomeou um planeta recentemente descoberto. Se Eris é o principal elemento de Erisabel, pode ser que significa “bonito caos” ou “bonita discórdia”, com o adendo “bel”, que a gente automaticamente associa a “beleza”. Ou poderia vir de Íris através de Irisa.

Eris foi o nome dado a uma menina no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP), mas evidentemente, não há nenhuma Erisabel. Dando uma boa googlada, consegui achar algumas mulheres adultas chamadas Erisabel no facebook e em outras redes sociais.


Fonte: Once Upon a Time.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário