terça-feira, 18 de outubro de 2016

Coralie

.
Coralie tem duas possibilidades etimológicas: pode ser uma forma francesa de Koralia, um derivado de “corallium”, palavra latina que quer dizer “coral” (do mar), ou uma forma elaborada de Cora, que vem do grego Kore e quer dizer “donzela”. Ambos os significados são muito bons.

Antes de 1960, o nome Coralie foi dificilmente dado na França. Ele, então, gradualmente, foi sendo popularizado, tendo um pico no início de 1990, com cerca de 2.500 nascimentos por ano entre 1989 e 1992. Desde então, este nome caiu gradualmente, com apenas 300 nascimentos em 2006. Outros nomes semelhantes são Coralia, Coralina, Coraline, Corallina, Coraly, Coralyne, e há algumas hipóteses de que Corina e Corine estejam relacionados também.

Em Quebec, no ano de 2007, foi o 8º nome mais usado para meninas. Na França, em 2010, ele esteve em 244º lugar, mas anteriormente, em 2002, por exemplo, esteve no 50º lugar. Nos Estados Unidos a última vez que ele aparece dentro do top 1000 é em 1929, e mesmo assim na 893ª posição.

Não há registros de Coralie no “Nomes no Brasil” (IBGE), e na Arpen/SP (2015) foi registrada apenas 1 menina chamada Coralie. É um nome muito raro no Brasil, talvez pela dificuldade da compreensão da pronúncia correta. Mas Coralie, na pronúncia francesa fica algo como “Coralí”, portanto, nada difícil de entender.

Com a quantidade de nomes femininos terminados em “í” agudo em mulheres adultas e de meia idade, o nome Coralie não deve vir com nenhum estranhamento. É um nome raro, original e bastante exclusivo, que ao mesmo tempo soa moderno e fresco.

Coralie Balmy , nadador, medalhista olímpica;
Coralie Clément , cantora francesa;
Coralie Gelle, cantora do grupo L5;
Coralie Grevy , esposa do quarto presidente da República Francesa, Jules Grevy;

Coralie Trinh Thi , atriz.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário