terça-feira, 25 de outubro de 2016

Calypso

Calypso, personagem interpretada por Naomi Harris, em Piratas do Caribe

Acho, com toda sinceridade, que ficou inviável no Brasil por causa da Banda Calypso, mas na realidade, nunca foi um nome usado por aqui, talvez pelo fato de terminar com “o”, uma terminação majoritariamente masculina na língua portuguesa.

Nas listas da Arpen/SP ou na ferramenta Nomes no Brasil, do IBGE, não há nem sinal de Calypso ou de Calipso, que é a grafia comumente usada para se referir ao personagem da mitologia. Não é um nome que tenha expressão entre os brasileiros, e de acordo com o Behind The Name, não tem expressão em lugar algum.

Calypso vem do grego Καλυψω (Kalypso), que provavelmente significa “aquela que oculta”, derivado de καλυπτω (kalypto) "para cobrir, para esconder". No mito grego, esse era o nome da ninfa que se apaixonou por Ulisses, depois que ele naufragou na sua ilha de Ogygia. Quando ele se recusou a ficar com ela, ela deteve-o durante sete anos, até que Zeus ordenou-lhe que o libertasse.

Embora ele tenha sido estragado pela banda (que convenhamos, se fosse pelo menos uma banda boa, mas só de pensar na Joelma tenho arrepios), eu acho esse nome realmente lindo, original e exótico. Aparentemente, é um nome usado com certa frequência entre os ciganos, na língua romani.

Também é um personagem de Piratas do Caribe, interpretado pela atriz Naomie Harris (que também usa o nome Tia Dalma). O nome combina muito com ela, já que ela adora e sabe muito sobre oceano, ou então, dadas as outras interpretações, é o próprio oceano, ou o oceano é parte dela, assim chamada de deusa do mar.