sábado, 15 de outubro de 2016

Calvin

.


Calvin é derivado de um sobrenome francês “Chauvin”, que foi derivado de “chauve”, que significa “careca”. O sobrenome foi levado por Jean Chauvin, um teólogo francês, que foi um dos líderes da Reforma Protestante. Seu sobrenome foi latinizado como Calvinus, baseado na palavra latina “calvus”, ou seja, “careca”. Assim, ele é conhecido como John Calvin em inglês, e João Calvino em português. O nome Calvin tem sido usado em sua honra desde o século XIX.

Esse nome é muito popular nos países de língua inglesa. Nos Estados Unidos esteve na 182ª posição, mas na verdade, ele está dentro do ranking desde 1880 e sempre ocupando posições em torno do 150º lugar, em média. Calvin pouco variou nos EUA ao longo de todo esse tempo. Fora os EUA, está nos rankings:

Escócia (2014): 93º
Holanda (2009): 498º
França (2010): 347º
Inglaterra (2014): 419º
Canadá (1996): 48º

No Brasil, é um nome pouco usado. Calvin é o nome de 376 pessoas (Nomes no Brasil, IBGE).  A maioria desses registros foi na década de 90, e o estado com maior frequência é o Rio Grande do Sul. Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com a Arpen/SP, teve 10 registros de Calvin.

Apesar de sua origem estrangeira, é um nome que se adapta em pronúncia e grafia à língua portuguesa, então pode ser uma boa alternativa em substituição à outros nomes ingleses ou franceses usados já em demasia.

Pessoas notáveis incluem:

Calvin Coolidge, presidente norte-americano, de 1923 a 1929;
Calvin Murphy, jogador de basquete.
Calvin Harris, é um produtor, músico, letrista, cantor, compositor e DJ escocês.
Calvin Klein, estilista renomado que assina uma grife homônima.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário