domingo, 30 de outubro de 2016

Amarilis

.


Amarilis seria a forma espanhola de Amaryllis. A forma portuguesa é quase idêntica, mas tem acento, Amarílis. O nome deriva do grego αμαρυσσω (amarisso), que significa “a brilhar”, ou então “aquela que brilha”. Este era o nome de uma heroína no poema épico de Virgílio, “As Bucólicas”, sendo que a flor de Amarílis foi nomeada a partir dessa personagem.

A Amarílis é também conhecida como Açucena ou Flor-da-Imperatriz é uma planta que produz uma flor imponente que atrai todos os olhares. Quanto ao seu significado, ao oferecer uma flor de amarílis estamos a transmitir admiração. É uma flor muito especial para oferecer a uma pessoa glamorosa, por exemplo.


Amarílis no jardim
Amarilis



Foram registradas seis meninas chamadas Amarilis no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP). Também há Amarillis (3 registros), Amarillys (3 registros), Amarilys (2 registros), Amarílis (com acento, 3 registros), totalizando então, foneticamente, 17 meninas com esse nome. É um número inexpressivo, o que demonstra que Amarílis é um nome muito raro no Brasil, apesar de alguns personagens de novela já terem colocado em evidência.

Algumas referências:

·        -Amarilis foi, aparentemente, um poeta anônimo peruana do final do século XVI. Acredita-se que ele nasceu em Huanuco. Não se sabe ao certo se era homem ou mulher, embora acredita-se que a mulher foi apenas através da leitura do poema.

·            - Amarilys Savón Carmenate, é uma desportista cubana que compete em judô.

·        - Maria de Córdoba, também conhecida como Amarilis, a bela, foi uma atriz espanholda da Idade do Ouro.

·     - Amarilis Paula Alberti de Varennes e Mendonça é uma agrônoma e professora portuguesa.

·         - Amaryllis Fleming (1925-1999), é uma artista de violoncelo britânica e professora. Ela era meia-irmã de Ian Fleming, o criador de James Bond.


Apesar das letras iniciais serem bastante familiares (como em Amanda, por exemplo), a terminação “ilis” é bem diferenciada, e isso dá um plus ao nome. Ele é longo, raro, diferenciado, mas não é um nome obscuro, pesado ou antigo com o qual uma pessoa não possa lidar. 

Um nome de flor que é atraente, romântico e elegante ao mesmo tempo, e muito mais interessante do que nomes tradicionais de flores como Rosa ou Margarida. Além disso, tem uma sonoridade alegre, animada, bonita.


Adapta-se perfeitamente a pronúncia de várias línguas, transbordando realeza e graça, além disso, tem até uma entonação um pouco lírica. Amarílis, como sendo um nome de flor, soa mais extravagante, vistoso, chamativo e exótico que Lílian por exemplo, mais complexo e ousado que vários outros nomes femininos de flor. Acho uma boa opção para uma pessoa com personalidade forte. 


Amarílis em duas cores
Amarilis 



.