segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Amadi


.



Amadi é um nome africano masculino, tradicionalmente usado para homens em seu local de origem. Apesar disso, acredito que Amadi possa ser trabalhado como nome feminino na nossa cultura, por se parecer bastante com Amanda, ou até como um diminutivo de Amadea, uma variante feminina italiana de Amadeu.

Há ainda, na cultura indígena, o nome Amandy, que quer dizer “dia de muita chuva”. Então, o nome Amadi não deve soar estranho aos nossos ouvidos, já que temos tantos nomes parecidos com ele, incluindo Amanda, Amadeu, Amandy, Amabile, etc. Embora não signifique nada parecido, sempre vai lembrar a palavra amor, ou o adjetivo “amado, amada”.

O fato é que, em Igbo, usado no Oeste Africano, Amadi significa “homem livre”, enquanto em Yorubá, significa “parecia destinado a morrer no nascimento”. Enquanto o primeiro significado é muito legal, o segundo é meio mórbido. Sempre lembrando que, na realidade, possivelmente o significado é assim para referir a alguém que sobreviveu apesar de ter um nascimento difícil.

Como sendo um nome de outra cultura e pouco usado no Brasil, ou em qualquer outro pais cujos dados possuímos, não sei dizer se tem algum lugar onde é popular e detém mais registros. Aqui no Brasil, não há sinais de registros de Amadi nas últimas listas – embora alguns nomes africanos estejam entrando timidamente nas listas de nomes usados – e também não encontrei referências do nome, entre pessoas notáveis.


Entretanto, em uma busca rápida pelo Google e facebook, pude encontrar várias pessoas – homens e mulheres – com esse nome em torno do mundo, o que quer dizer que já é usado, embora raramente. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário