terça-feira, 18 de outubro de 2016

Alvina




Alvina é a forma feminina de Alvin (ou Elvin), em inglês, que vem do nome inglês antigo Ælfwine, que contém as palavras “ælf” que significa "elfo" e “wine” que significa "amigo". Outras teorias dizem que ele vem do alto alemão antigo Adelwin ou Adalwin que significaria “nobre amigo” (adal=nobre + wine=amigo).

Como variantes desse nome temos Alvena e Elvina. Segundo o Behind The Name, a variante em espanhol é Etelvina. O significado e a origem do nome foram na verdade, uma surpresa para mim, que nunca tinha pensado muito nele. 

Na verdade, eu acreditava que se tratava de uma variante de Albina, ou então uma palavra literal para “alvura”, que segundo o dicionário, é a “qualidade, estado ou condição do que é alvo ou branco, sinônimo de brancura”, ou ainda, “qualidade ou característica do que é cândido, puro, sinônimo de candura, inocência”, no sentido figurado.

É um nome bastante incomum, atestado pela primeira vez em registros ingleses medievais, e reavivado no século XX. A popularidade diminuiu depois de 1939, e agora menos de 0.001% da população britânica se chama Alvina. Já nos Estados Unidos, ele aparece pela última vez em 1943, na 902ª posição. O melhor posicionamento de Alvina no ranking norte-americano foi em 1882, em 238º lugar.

É um nome interessante e raro, que está escondido em registros obscuros e antigos. Tem uma grafia bonita e bem adaptável ao português, tanto que foi um nome bastante usado em décadas passadas no Brasil. Agora totalmente incomum, sendo que em São Paulo, na lista da Arpen/SP de 2015, há apenas 1 registro de Alvina.

Um exercício bom para a gente saber se gosta ou não de determinado nome, na primeira vez que analisa ele é pensar se gostaria e/ou se importaria de ter esse nome. Eu, pessoalmente, não me importaria e até gostaria de me chamar Alvina, então, aparentemente, me soa um nome bom. Gosto da sonoridade e acho que se trata de um nome que fica bem em uma criança e envelhece bem com ela na medida que vai crescendo.


Como referências do nome podemos citar Anicée Alvina, uma atriz francesa; Alvina Kong, uma atriz chinesa; Alvina Tan, uma artista musical da Malásia. Esse também era o nome verdadeiro da escritora norte-americana Viña Delmar, que nasceu Alvina Croter. 



.

3 comentários: