segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Althea



Althea é um nome grego, escrito Αλθαια (Althea), talvez relacionado com a palavra grega αλθος (althos), que significa "cura". Na mitologia grega, Althea era a mãe de Meleagro. Logo depois que o seu filho nasceu, foi dito que ele ia morrer assim quem um pedaço de madeira que estivesse queimando no seu fogo fosse totalmente consumido. Ela imediatamente apagou o fogo e guardou o pedaço de madeira num baú. Entretanto, em um acesso de raiva anos depois, ela tomou o pedaço de madeira e lançou-o ao fogo, matando assim o filho. Arrependida, pouco tempo depois, ela se suicidou.

Apesar do significado ser bonito, a história da mitologia não é das melhores. Mas mitologia não é realidade, e mesmo que fosse, isso teria acontecido há milhares de anos atrás. Então, não vejo por que ser um nome a ser desconsiderado.

Nos Estados Unidos, Althea apareceu pela última vez em 1972, no 888º lugar, e mantem mais ou menos essa posição desde 1880. No Brasil, não há sinal dele em qualquer lista disponível.

As referências desse nome também não são fáceis. Encontrei um município na Espanha (na província de Alicante), com a escrita Altea, encontrei o perfume Althea da marca Eudora, e como pessoa notável, a tenista e golfista profissional norte-americana Althea Gibson.

Há também uma planta cujo nome cientifico é Althaea Oficinallis, que é chamada de Altéia, mas também conhecida como Malva-Branca, que é considerada uma erva medicinal. A relação entre o nome da planta e o significado da palavra Althea é evidente.

O nome tem uma sonoridade boa, e eu particularmente gosto de todos os nomes que tem o elemento “Thea”. Claro que, em inglês, pronuncia-se algo como “Al-THI-a” e não “Altéia” como pronunciamos em português, o que torna evidentemente a sonoridade muito mais bonita, feminina e delicada. Isso explica também por que em inglês o nome é utilizado, enquanto em português é totalmente subestimado.


Ainda assim, acredito que Althea seja um bom nome, diferenciado e elegante, ainda que para uma menina brasileira seja absolutamente incomum. Para quem procura nomes raros com significados interessantes, Althea é uma boa opção. 



.

Um comentário:

  1. Olá Juliana, bacana seu blog.
    Gostaria de acrescentar que a versão brasileira do nome Althea é Alethea e, mesmo que, raro, ainda assim, existem algumas. Eu mesma, conheço duas ;)

    ResponderExcluir