sábado, 15 de outubro de 2016

Alberico



Alberico é a forma italiana de Alberich. O nome é derivado dos elementos germânicos “alf” que quer dizer “elfo, duende”, e “ric”, que significa “poder”. Por interpretação, significa “elfo potente”. Alberich era o nome do rei dos anões na mitologia germânica, e aparece também na “Nibelungenlied” como um anão que guarda os tesouros dos “Nibelungos”. Em outras línguas temos Aelfric (anglo-saxão), Aubrey, Auberon, Oberon (inglês), Alberic (mitologia germânica), Elric (inglês medieval), Albéric (francês).

Em italiano temos a versão Alberigo, e também a forma feminina Alberica. O primeiro elemento “elf”, é encontrado também em um punhado de outros nomes germânicos, como Alfredo, Elfrida, Alfhild, Alwin, etc. enquanto o segundo, ainda mais comum, pode ser encontrado em Henrique, Frederico, Alarico, Edric, Ulrich, etc.

O nome inglês Aubrey é uma forma derivada de Alberich, originalmente masculino, foi bem difundido na Idade Média, e reavivado depois no século XIX como nome feminino, provavelmente pela semelhança gráfica e fonética com Audrey. Além disso, a variante Oberon ficou muito conhecida, utilizado como o “rei das fadas” na literatura medieval e renascentista, tornando-se famoso depois de ser usado por Shakespeare em “Sonho de uma noite de verão”.

O dia de festa é geralmente celebrado em 26 de Janeiro em memória de Santo Alberico abade cisterciense, um dos fundadores da Ordem de Cister. Este nome é também uma reminiscência Santo Alberico Crescitelli, missionário e mártir em Yangpingguan (China), sendo que o dia do santo é algo muito importante na Itália, mas pouco considerado no Brasil.

Não há presença do nome Alberico nos rankings dos países disponíveis no Behind The Name, e no Brasil, também não consta nas últimas listas disponíveis.

Há muitas referências do nome Alberico na Wikipédia italiana, inclusive dentre a nobreza da Itália.

Alberico I de Espoleto, foi um nobre toscano, marquês de Camerino e duque de Espoleto desde 898 quando subiu ao poder depois de assassinar o anterior;

Albérico Santiago da Silva é um ex-jogador de futebol brasileiro que atuava como goleiro.

Alberico de Souza Cruz é um jornalista brasileiro. Foi diretor da Central Globo de Jornalismo do ano de 1990 até o ano de 1995.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário