quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Alanis

.

Alanis é a forma feminina de Alan. O significado não é conhecido ao certo, sabe-se que foi usado na Bretanha, por volta do século VI, e possivelmente significa “pedrinha” ou “bonito” em bretão. Alternativamente, pode derivar do nome tribal dos alanos, um povo iraniano que migrou para a Europa no século IV e V.

A cantora canadense Alanis Morissette foi nomeada em homenagem ao pai, que se chama Alan. Seus pais, aparentemente, decidiram usar essa grafia em particular depois de ver um nome grego ou uma palavra grega. São variantes do nome: Alaina, Alana, Alanna, Alannah, Alayna, Alannis, Allana, Allannah e Lana, que é minha favorita.

Em São Paulo, no ano de 2015, somaram-se 27 registros de Alanis com 9 de Alanys, e mais 9 de Allanis e 2 Alannis e 1 Alannys. Por causa do povo “quanto mais enfeite melhor” também teve 8 registros de Allanys em 2015. Já em 2014, foram 49 Alanis e 15 Alanys, isso com base nas listas anuais da Arpen/SP.

Alanis é um nome incomum no Brasil, entretanto não é desconhecido e nem é daqueles nomes que geram estranhamento, já que a maioria das pessoas já ouviu falar dele em algum momento. Assim, quem procura um nome com a inicial A, diferente e original, pode encontrar em Alanis uma boa opção.

No meu ver, Alana ou Lana são variantes bem melhores, mas quem é fã da Alanis Morissette pode discordar. Um comentário que eu garimpei no Behind The Name diz que Alanis soa a algo como “Senhor dos Anéis”, embora eu não consiga ver isso, preciso concordar que a terminação –is soa a algo um pouco etéreo, mágico, sobrenatural. Além disso, lembra-me “anis”, uma erva aromática que é conhecida em alguns lugares como “erva-doce”.

O fato de lembrar automaticamente a cantora não me parece ruim, uma vez que ela tem uma personalidade inteligente, independente, feminina, talentosa, de modo que não há problema algum em ser nomeado após ela.


Alanís é um município da Espanha na província de Sevilha, comunidade autônoma da Andaluzia. Além da cantora Alanis Morissette, temos a cineasta canadense Alanis Obomsawin. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário