terça-feira, 11 de outubro de 2016

Aella

.

Aella significa “turbilhão” em grego. Na Wikipédia também fala em significar “redemoinho”No mito grego, este era o nome de uma guerreira amazona morta por Hércules durante sua busca pelo cinto de Hipólita. Outra grafia, segundo o Behind The Name é Aëlla.

Aela, foi uma das amazonas de Hipólita da mitologia grega. Foi a primeira a atacar Hércules quando ele cercou Hipólita. Hércules usava então a pele do Leão da Nemeia, do primeiro dentre os doze trabalhos, que o tornou invulnerável. Aela não pôde matar Hércules, então acabou ela morta.

Apesar de ser um nome bem diferenciado, ele é curto, moderno e interessante. Há vários nomes populares que terminam com –aella, como por exemplo Rafaela e Micaela. É como se a gente apenas tirasse as primeiras letras.

É parecido com o nome saxão masculino Aelle, que nomeou vários reis durante a idade média na Grã-Bretanha. Entretanto, não se trata do mesmo nome. Aella é mais forte e super interessante, especialmente para quem gosta do nome Ella mas não pode usar por causa da palavra da palavra “ela” em português.

Não há nenhum registro desse nome no Brasil, nas últimas listas disponíveis. Eu, pessoalmente, não gosto tanto da grafia ou sonoridade dele, tanto quanto o significado. O significado “turbilhão” é muito legal: faz pensar em uma pessoa que está sempre em movimento, agitação, uma pessoa extremamente urbana e moderna.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário