quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Tinkara

.


Tinkara é um nome feminino usado na Eslovênia, inclusive um dos mais populares, tendo ficado na 24ª posição no ranking de 2013. O Behind The Name diz que Tinkara é um diminutivo esloveno de Tina, que por sua vez, também é um diminutivo de vários outros nomes terminados em –tina como Cristina, Martina, Valentina, etc.

Resumindo, é um diminutivo de um diminutivo. Eu pensava, quando encontrei este nome no ranking esloveno, que fosse dito “Tínkara”, com o -í agudo. Mas, procurando na Internet, encontrei um site de pronúncias onde descobri que infelizmente, é Tinkára mesmo, com a sílaba tônica no –ka.

Um dos motivos do nome ser tão popular na Eslovênia pode ser a cantora Tinkara Kovač. Ela é uma cantora de pop-rock e flautista da Eslovênia. Tinkara figura entre os artistas mais populares, bem sucedidos e famosos da Eslovênia, segundo a Wikipédia, explicando o porquê o nome estar na 24ª posição no país.

Sinceramente, ainda não consegui chegar a uma conclusão se esse nome pode ser usado ou não em português. A princípio, se a pronúncia certa fosse Tínkara, me pareceria mais adequado e com a sonoridade mais agradável, mas na pronúncia eslovena correta fica um pouco truncado para falar o nome.

Segundo a Wikipédia eslovena, são variantes do nome Tinca, TinicaTinkaTinika. Não gostei de nenhuma versão.

A terminação “ara” é bastante usual no Brasil, como em Tainara, Dandara, etc. Talvez, por isso, Tinkara possa vir a ser apreciado.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário