quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Thor

Thor, no filme com o mesmo título,
interpretado por Chris Hemsworth
 
Thor é um nome que deriva do nórdico antigo Þórr e significa “trovão”, em última análise, do germânico Þunraz. Há variantes como Thorr (mitologia nórdica), Tor (dinamarquês), e formas femininas Thora, Tora (dinamarquês, sueco e norueguês).

Em relação ao seu uso, ele não parece estar sendo usado de modo muito incisivo modernamente, pelo menos no que diz respeito aos países de língua inglesa, uma vez que nos EUA, aparece pela última vez em 1971 na 905ª posição. Na Noruega, por sua vez, aparece pela última vez em 1980 na 99ª posição, e sua melhor colocação é em 1946 no 39º lugar. Ele não consta em outros rankigns expostos no Behind The Name.

Na mitologia nórdica, Thor é o deus do trovão. É filho do deus Odin, usa como arma um martelo (Mjolnir), e está associado à trovões, relâmpagos, tempestades, entre outras coisas. A divindade era conhecida também como Donar (alto alemão antigo), Thunor (inglês antigo), e há estudiosos que consideram Taranis, o deus do trovão gaulês, e Tuireann, o deus irlandês, como cognatos ou relacionados.

O nome Thor deu origem ao nome do dia da semana “Thursday” (Quinta-feira), ou seja, “dia de Thor”, um dia consagrado à Thor. Ao empregar o calendário romano durante o período de dominação do Império Romano, os povos germânicos adotaram o calendário mas substituíram os nomes dos deuses romanos pelo das suas próprias divindades. Então o “Dia de Júpiter” (dies iovis) foi substituído por Thor’s day, daí o inglês moderno Thursday.

Na Marvel Comics, Thor é um dos heróis que transita entre Midgard e Asgard, luta com a equipe de Vingadores e mantém sua imagem divina de Deus do Trovão. Nas adaptações para o cinema Thor foi interpretado por Chris Hemsworth e apareceu nos filmes Thor, Os Vingadores, Thor: The Dark World e Avengers: Age of Ultron. Em breve vai aparecer em Thor Ragnarok.

É bastante provável que a ligação do deus Thor com a força física, energia, poder e tempestades seja o motivo do fascínio de algumas pessoas pelo nome, afinal, essas qualidades fazem com que o nome seja desejado. Todo o fascínio que a mitologia nórdica exerce sobre as pessoas que gostam desse tema também colabora para uma atenção especial. Entretanto, isso não aumentou muito o número de registros no Brasil: foram apenas 42 registros de Thor no estado de São Paulo (Arpen/SP) no ano de 2015, e 58 no ano anterior.

Isso levando em consideração ainda que esse é o nome de um dos filhos do empresário Eike Batista com a atriz e modelo Luma de Oliveira, Thor Batista. Acredito que o uso crescente de Theo, que anda extremamente requisitado e possivelmente saltará várias posições nos rankings brasileiros de 2016, Thor possa ser visto e pensado como uma alternativa. Afinal, Theo quer dizer “deus” no grego, e Thor é um deus na mitologia nórdica, o que possivelmente gera uma afinidade não só em relação à grafia como também ao significado.

Referências:

Thor Salden, cantor belga. 

Ettore Dulay, mais conhecido pelo seu nome artístico Thor Dulay ou simplesmente como Thor, é um cantor, compositor e treinador vocal Filipino.

Thor é também um personagem de O Guia do Mochileiro das Galáxias

Thor Halvorssen Hellum (nascido em 1943), empresário e embaixador venezuelano-norueguês;

Thor Halvorssen Mendoza (nascido em 1976), defensor dos direitos humanos e produtor de cinema;

Thor Henning (1894-1967), medalhista olímpico sueco na natação;

Thor Heyerdahl (1914-2002), explorador norueguês;

Thor Hushovd (nascido em 1978), ciclista profissional da Noruega;

Thor Longus (falecido no séc. 12), um nobre escocês.

Thor de Tranent (século 12), um xerife de Lothian, Escócia;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário