sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Querubim

.

Não é comum encontrar uma pessoa chamada Querubim, portanto, esse é um nome que apresentamos hipoteticamente, como algo possível de ser usado. Afinal de contas, se pode Serafim, pode Querubim. Ele é de origem hebraica e bíblica, mas sua etimologia é incerta, não se conhece com exatidão o termo, bem como seu significado.

Querubim, (do Hebraico כרוב - "keruv" ou do plural כרובים - keruvim) é uma criatura sobrenatural, espiritual, mencionada várias vezes no Tanakh (ou o Antigo Testamento), em livros apócrifos e em muitos escritos judaicos. Numa visão moderna, tendo uma origem em parte do Judaísmo, o Querubim é um ser em forma de um bebê alado, e essa visualização do Querubim foi predominante nas representações em pinturas e esculturas do Renascimento.

Há teorias que afirmam que a palavra Querubim tem origem no termo assírio “Karabu”, que significaria “abençoado, auspicioso”. Mas pouca comprovação é possível. Nas escrituras sagradas, Querubim é a palavra que aparece para designar uma das categorias de anjos existentes, que conta com arcanjos, querubins e serafins. Os anjos são seres celestiais que estariam na presença de Deus, seus mensageiros.

A palavra aparece em várias passagens bíblicas como por exemplo, essa:  “Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus” (1 Samuel:4,4).

De qualquer modo, é um nome que possui características predominantemente masculinas, e remete à pureza dos anjos. Entretanto, é inegável admitir que necessita de personalidade para escolher esse nome, uma vez que é bastante incomum e inclusive, caricato. Nosso imaginário já faz pensar em um bebê chamado Querubim nascendo com asinhas.


Não há nenhum registro de Querubim nas últimas listas. Eu pessoalmente, nunca conheci nenhum. Mas como Serafim já foi comum e até é considerado nome antigo, nome de avô, não vejo por que não deveríamos dar uma chance à Querubim


.

6 comentários:

  1. Não é aconselhavel adotar esse nome, pois sua descrição constanta na Bíblia, no Livro do profeta Ezequiel, trata-se uma aberração da natureza.

    ResponderExcluir
  2. As formas com imagens de animais e corpo de homem são apenas para enfatizar suas capacidades e também para demonstrar o poder e domínio de Deus sobre toda criação, uma vez que ele é senhor sobre tudo que existe e possivelmente possa existir.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, esse assunto sobre querubim é um assunto complexo.

    ResponderExcluir
  4. Não e possível descrever com precisão a fisionomia de um anjo uma vez em todas as visões que aparece na Bíblia sua espressao característica está limitado limitada em coisas terrenas ou simplesmente como uma força da natureza.

    ResponderExcluir
  5. Quero registra nome do meu bebê de querubim

    ResponderExcluir