quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ocean & Oceano




Ocean é simplesmente a palavra inglesa para Oceano, uma grande massa de água. Em última análise, é derivado do grego Ωκεανος (Okeanos), o nome do corpo de água que cerca a Terra. Na mitologia grega, Okeanos era o titã que personificava essa massa de água. Oceanus é a sua forma latinizada, mas é meio impensável usar como nome próprio por causa das últimas quatro letras. Océan é a forma francesa.

Oceanus, também conhecido como Kion, foi um mártir cristão que viveu durante o reinado de Maximiano (284-305). Essa palavra era usada como cognome entre os romanos.
Oceano é um nome original, hippie e literal em língua portuguesa. Tem uma simbologia muito interessante, visto que os Oceanos sempre foram objeto de mistério e encantamento para os seres humanos. Ocean já é mais ou menos considerado nos Estados Unidos, onde é comum encontrar crianças chamadas Seas (mares), Lake (lago) ou Bay (baía).

No caso de Ocean, pode ser usado tanto para menino quanto para menina, enquanto Oceano se torna exclusivamente masculino (o feminino seria Oceana, que já abordamos aqui). É um nome com certeza criativo e imaginativo, realmente incrível, se consideramos as opções de nome unissex, que Ocean encaixe-se perfeitamente em ambos os sexos. Para exemplificar: O filho do famoso ator Forest Whitaker chama-se Ocean Alexander, enquanto o artista britânico Tony Mortimer tem uma filha chamada Ocean.

Para quem não tem coragem de usar um nome tão explicitamente hippie, pode optar por um nome do meio, que conserva o significado mas não choca tanto quanto fosse um primeiro nome. Ocean lembra força, poder, beleza, ao mesmo tempo que passa a impressão de serenidade e paz. É um nome pacífico e paralelamente, poderoso. O Oceano é, definitivamente, abundante, imenso e a maior força da Terra. Só vejo qualidades em ambos os nomes.


Ocean Maturo é o irmão mais novo de August Maturo, ator mirim que interpreta Auggie Matthews em Girl Meets World. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário