quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Nomes dos filhos de Guga: Maria Augusta e Luiz Felipe

.
Apesar de achar Luiz Felipe bastante batido, a escolha de Maria Augusta me surpreendeu mais, visto que não é um composto usual no Brasil. Em geral, as escolhas do tenista Guga e sua esposa foram bem tradicionais, clássicas e razoavelmente incomuns.

Maria Augusta teve 9 registros em São Paulo (Arpen/SP) em 2015. Já Luiz Felipe, nessa grafia, teve 518 registros (mais 83 de Luís Felipe, 6 Luís Filipe, e 13 Luiz Filipe). Então, o irmão tem um composto bem mais popular que a irmã.

Vamos dissecar os significados:

Maria: Já foi abordado no Blog em vários posts, incluindo esse. Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Augusta: Augusta é a forma feminina de Augustus, título romano que receberam os imperadores romanos, e destinado às mulheres mais importantes da corte imperial, em geral a esposa, mãe e filha ou nora do imperador reinante. Significa venerável. Abordado no Blog aqui.

Luiz: O nome é uma das formas possíveis do nome Ludovicus, forma latinizada de Ludwig, originado a partir do nome germânico Chlodovech, que foi composta dos elementos hlud "famoso" e wig "guerra, batalha". Essa é a grafia preferida dos brasileiros, pois sempre tem mais registros do que Luís.

Felipe: É a forma espanhola e portuguesa (Brasil) do nome Philip. A partir do nome grego Φιλιππος (Philippos) que significa "amigo dos cavalos", composto pelos elementos φιλος (philos) "amigo, amante" e "ιππος (hippos)" cavalo ". Este era o nome de cinco reis da Macedônia, incluindo Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Abordado aqui.


Perguntando no grupo, descobri algumas opiniões acerca do par: 1) O nome do menino é mais comum que o da menina, portanto o quesito popularidade ficou desequilibrado; 2) Como o nome da menina é bastante imponente, teria sido legal escolher um nome mais longo para o garoto; 3) Maria Augusta com certeza foi inspirado no apelido do pai, Guga, mas já que o nome dele não é Augusto e sim Gustavo, não há maiores complicações. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário