sábado, 3 de setembro de 2016

Narayan & Narayana

.

Narayan é um nome indiano, de origem no sânscrito, que significa "caminho do homem". No entanto, essa grafia é uma transcrição moderna de Narayana, o nome em sua versão original, que sim, apesar de terminar em -ana, uma terminação totalmente feminina para nós, do mundo ocidental, Narayana também é masculino na Índia.

Bem, Narayan fica bem legal no masculino em língua portuguesa. Nada complicado de ler ou pronunciar, e não sinta-se com preconceito em relação ao "y", se é a grafia correta, não devemos ter "medo" de usar letras do alfabeto antigamente exclusivamente estrangeiro. 

Agora, Narayana não rola de jeito nenhum a não ser em uma menina. A terminação -ana é totalmente feminina no Ocidente, e não podemos infringir a um menino a vida inteira de bullying que ele teria que enfrentar caso tivesse um nome assim. Ninguém aqui é indiano, não temos esse conhecimento e as pessoas em sua maioria não tem a obrigação de saber.

Logo, acho que Narayana fica muito bem em uma menina, e o significado condiz muito bem com um nome em profundidade, representando "O caminho do homem", no sentido da busca por conhecimento, paz, sabedoria, enfim, os ideais hindus e da maioria das religiões que conhecemos. 

Na Wikipédia encontramos outras informações: Narayana (hindi नारायण) ou Narayan é um importante nome sânscrito para Vixnu (deus responsável pela manutenção do universo) e, atualmente, um nome hindu comum.

O nome Narayana é composto de Nara (humano, homem) e Ayana (eterno, sem fim). A tradição associa o componente nara a um outro significado de "água", indicando a característica de tudo permear e fazendo analogia a um oceano infinito, onde o movimento incessante de nascimento, vida e morte do cosmo ocorre. Narayana, de acordo com essa etimologia, é aquilo que se move nas águas infinitas e é também a própria água. 

Essa associação íntima entre Narayana e água explica sua frequente caracterização na arte hindu como estando sentado em um oceano. Outra tradução de Narayana é "O homem supremo, base de todos os homens". Em uma outra interpretação, o termo Nara significa "humano" e Ayana equipara-se a "direção, objetivo". Daí, Narayana refere-se à "direção do homem". 

São variações desse nome: Narayna, Narayanasamy, Narayanaswamy, Narayan, Narayanan, Narine, Narayanaswami, Narain, Naraiana; Em São Paulo, segundo dados da Arpen/SP, tivemos 2 registros de Narayani em 2015, assim como 1 registro de Narayanyi. 



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário