domingo, 4 de setembro de 2016

Nara

.


Nara é um nome multi. Multi origens, multi significados. Primeiramente, pode ser um nome feminino de uso coreano moderno, significando “país, nação”, na língua coreana. É o nome de uma famosa cantora sul-coreana, que também é atriz, Jang Nara.

Segundo, pode ser considerado um nome japonês, a partir da combinação de vários elementos, podendo significar “carvalho”, “distinto, notável, com reputação ilibada” ou ainda “boa, agradável, experiente”. É muito raramente usado como nome de menina, entretanto, no Japão.

Terceiro, pode ser uma variante de Nora, que é um diminutivo de Honora ou Eleonor. Ainda pode ser uma variante de Naarah, sendo que essa seria a segunda esposa de Ashur, na Bíblia, significando, segundo o Behind The Name, “menina” ou “donzela”. Naarah era da tribo de Judá, e está mencionada em Coríntios 4: 5,6;

E quarto, pode ser um nome armênio feminino, como diminutivo de Gyulnara, a forma armênia de Gulnar. Este é derivado do persa گل (gol) "flor" e انار (anar) "romã", ou seja, “flor de romã”.

Ou seja, Nara significa coisas diferentes em línguas diferentes, dependendo da sua origem, como foi possível observar. E as teorias sobre significados possíveis de Nara não terminam aí, sendo que há vários sites menos confiáveis que dão uma série de outras probabilidades.

Nara também é um grupo étnico: Os Naras vivem ao norte do Rio Gash no sudoeste da Eritreia, e são um povo predominantemente negro. No passado, os Naras eram uma das tribos sudanesas usadas como escravos por outros povos. Registros antigos referem-se aos Naras. Tanto a inscrição do quarto século e escritos de um viajante árabe do século IX, documentam a localização dos Naras.

Além disso, Nara também é uma cidade japonesa. Nara foi a capital do Japão por um período de 74 anos a partir do ano de 710, quando a cidade cresceu e se tornou um centro Budista no país, até hoje abrigando templos importantíssimos e entre os mais antigos do Japão. Sendo assim, Nara pode muito bem ser considerado um nome geográfico.

Apesar de conhecer uma boa quantidade de Nara’s em mulheres adultas, nunca vi em crianças ou bebês. É um nome de uso muito raro no Brasil, pois, se por comparação pegarmos os dados da Arpen/SP (2015) foram apenas 20 registros de Nara somados à 2 registros de Narah no ano inteiro, ainda com o acréscimo do H.

O nome Nara pode se constituir em uma boa alternativa para Lara ou Sara, que estão bem populares, ou ainda para Yara ou Dara, para quem deseja um nome mais raro ainda. Essa terminação é bem apreciada pelos brasileiros, uma vez que na lista da Arpen/SP (2015) temos uma infinidade de nomes que possuem o elemento Nara. A maioria deles não é recomendado. Cito todos:

Thainara
Inara / Ynara
Raynara
Yonara
Yanara
Indianara
Maynara
Lunara
Naran
Laynara
Narayani
Monara
Onnara
Naraline
Isanara
Inarah
Nyanara
Lyanara
Elianara
Kynara
Anara
Lynara
Lianara
Indyonara
Dainara
Kaynara
Tanara
Luanara
Ennara



.

23 comentários:

  1. Meu nome é Narayana,e eu queria que ficasse só Nara 😪

    ResponderExcluir
  2. O meu nome é Aionara, eu antes não gostava, pois todos que ouviam meu nome o ignorava, "mais que nome e este? Nunca tinha ouvido falar". Depois de algum tempo eu comecei a gostar do meu nome, pois percebir que era raro, que quase ninguem o tinha.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Naraline e sempre gostei ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mistura do meu nome com o da minha irmã kkkk eu sou Nara e ela é Naline. Naraline

      Excluir
  4. Minha neta se chama Nara maisceu 12/01/2017.minha Narinha amada!

    ResponderExcluir
  5. Amei saber que meu nome é tão antigo♥️

    ResponderExcluir
  6. Meu nome e Nara amo meu nome e até hj com 40 anos as pessoas perguntam se só é Nara🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também. E sempre perguntam se é só Nara.

      Excluir
  7. Me chamo Nara e amo meu nome. Tem muitos significados ❤️

    ResponderExcluir
  8. Meu nome e ilnara todo mundo acha bonito

    ResponderExcluir
  9. Faltou só o meu☹️
    O meu nome é Nonara.

    ResponderExcluir
  10. Quando eu tinha lá meus 15 anos muitas pessoas me perguntavao se era nome ou apelido rsrs mas eu nem me importava com isso.. hoje aos 37anos ainda tem pessoas que perguntao de onde vem esse nome ???🥰 mas hoje já falo alguns significado e amo meu nome e tenho uma filha com o nome de narayani
    .eu dia 10de janeiro e ela dia 3de janeiro...💗💗💗

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Naraíza todos acham muito diferente

    ResponderExcluir
  12. Meu nome e Claudianara

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é scionara mas sou conhecida como Nara por minha opsao só isso meu nome em documentos me edentifiquei com a abreviação

    ResponderExcluir
  14. O meu é Sylnara, prefiro ser chamada só de Nara kkk

    ResponderExcluir
  15. Muito lindo🤗
    o meu é Nara no começo e no meu segundo nome separado vem o "Lyssa"

    quantos significados!

    Bela donzela lhe desejo muita Luz ✨
    Tua Doçura nos seus olhos revele de ver o Bem a coragem e bom sentido Aguçado ...
    que na sua essencia resplandeça à força e Resistencia como a longevidade de um carvalho
    extraia assim o seu Nome, Seja Cativante🌺

    Abraço à todas as Nara's 🍁



    ResponderExcluir
  16. Meu nome e scionara já tentei achar ao significado ou origem mas tá difícil uso só narae adoro pois ninguém sabe o nome original só nos documentos

    ResponderExcluir