sábado, 3 de setembro de 2016

Maximiliano

.


Maximiliano é a forma espanhola e portuguesa de Maximilianus. O nome tem uma origem dupla: por um lado, remonta ao cognome romano Maximilianus, que gozava de alguma popularidade entre a aristocracia do Império Romano, com base no nome Máximus, que significa “o maioral”, “o melhor”, tendo assim o significado “descendente de Max”, “pertencente à Máximo”. 

A origem e significado é compartilhado com Maximiano e Massimino. Por outro lado, pode ser resultado simples da combinação entre Max e Emiliano, um nome composto cunhado pela primeira vez por Frederick III, imperador do Sacro Império Romano, que chamou assim seu filho.

Outras línguas: Maximilian (romana), Maxmilián (Checo), Maximilian, Max (dinamarquês), Maximiliaan, Max (holandês), Maximilian, Max, Maximillian (Inglês), Maximilien (francês), Maximilian, Max (alemão), Miksa (húngaro), Massimiliano (italiano), Maximilian, Max (norueguês), Maksymilian (polonês), Maksimilian (russo), Maximilián (eslovaco), Maximilian, Max (sueco)

Em 2014, esse nome apareceu na 344ª posição no ranking masculino dos Estados Unidos, sendo que sua melhor colocação nesse país foi em 2011, na 290ª posição. Ele é bem mais popular no Chile, onde aparecia na 8ª posição em 2013, com 2683 registros. Na Espanha, em 2013, Maximiliano ficou na 28ª posição. Então, por assim dizer, no Chile e na Espanha é muito fácil encontrar bebês e crianças com esse nome.

No Brasil, por outro lado, é muito raro: Apenas 5 registros foram computados no ano de 2015, no estado de São Paulo, conforme dados da Arpen/SP. Eu gosto especialmente de Maximiliano pelo seu tamanho, esse é o ponto principal. Acho nomes longos simplesmente maravilhosos, e Maximiliano é um "combo": 11 letras! Está entre o rol de nomes masculinos mais longos dentre os usáveis em língua portuguesa.

Ao mesmo tempo que confere masculinidade ao nome, é facilmente utilizável o apelido Max, para quem faz questão de ter um apelido interessante já explícito no nome. 

Algumas referências:

Maximiliano Hernández, ator norte-americano;
Maximiliano Faotto, treinador de futebol uruguaio;
Maximiliano Hernández Martínez, político salvadorenho;
Maximiliano Moralez, jogador de futebol argentino;
Maximiliano Richeze, Ciclista argentino;
Maximiliano I da Germânia - imperador do Sacro Império Romano-Germânico em 1508;
Maximiliano II da Germânia - imperador do Sacro Império Romano-Germânico em 1564;
Maximiliano de Habsburgo - arquiduque da Áustria e imperador do México;
Maximiliano de Habsburgo (1583) - arquiduque da Áustria (ramo da Estíria);
Maximiliano I, Eleitor da Baviera - duque eleitor da Baviera;
Maximiliano I da Baviera - rei da Baviera;
Maximiliano II da Baviera - rei da Baviera;
Maximiliano de Baden - marquês de Baden;
Maximiliano de Beauharnais - duque de Leuchtenberg;
Maximiliano zu Wied-Neuwied - príncipe e naturalista alemão;

Maximiliano Maria Kolbe - santo franciscano;






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário