sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Lurdes & Lourdes





Lourdes vem do nome occitano da cidade de Lourdes, na França, adotado como nome próprio em áreas católicas no final do século XIX, quando a cidade se tornou centro de peregrinação de fiéis, após a aparição de Nossa Senhora – chamada então de Nossa Senhora de Lourdes – para a jovem Bernadette Soubirous. Lourdes ou Lurdes é uma comuna francesa situada no departamento dos Altos Pirenéus, região do Médios Pirenéus.

Hoje em dia, o Santuário de Lourdes é um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico, à semelhança de Fátima em Portugal, Basílica de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, Santuário de Medugorje na Bósnia e Herzegovina, Guadalupe no México e a Basílica de São Pedro, em Roma. É usado em vários idiomas, especialmente em espanhol, mas está extremamente enraizado na língua portuguesa.

Apesar disso, é considerado um “nome de senhora”, por ser mais comum entre pessoas mais idosas e bem pouco usual entre crianças. Em São Paulo, por exemplo, de acordo com a lista da Arpen/SP de 2015, foram 6 Lourdes e 6 Lurdes, totalizando 12 registros. Nos Estados Unidos, segundo o Behind The Name, a última vez que Lourdes apareceu foi em 2001, na 873ª posição. Sua melhor colocação foi em 1966, na 532ª posição.

A etimologia do nome da cidade de Lourdes é muito incerta. Segundo a lenda, deriva do nome do sarraceno Mirat, que ao se converter ao catolicismo, teria mudado seu nome para Lorus. Enquanto outros relacionam com a palavra basta Lorde, que significa “costa do mar”, “orla costeira”. Outras fontes defendem que a única hipótese plausível é que se conecta ao latim “Luridus”, que significa “pálido”, “espectral”. Segundo essa possibilidade, Lorda ou Lorde era uma alcunha de algum nome antigo, que era do proprietário das terras, que depois acabou sendo de toda a aldeia.

Lourdes Benedicto é uma atriz norte-americana, conhecida por interpretar Eva Rios no seriado The Nine, e por seu papel como Alicia Lawson na série Cashmere Mafia. Lourdes Maria também foi o nome dado por Madonna à sua filha. O nome completo da atriz Mia Farrows é Maria de Lourdes Villiers-Farrow. Algumas outras referências:

Lourdes Arévalos, modelo paraguaia;
Lourdes Becerra, nadadora espanhola;
Lourdes Benedicto, atriz norte-americana;
Lourdes Domínguez Lino, tenista espanhola;
Lourdes Cecilia Fernández, cantora e atriz argentina
Lourdes Flores, uma advogada e política peruana;
Lourdes Lozano, esgrimista mexicana;
Lourdes Peláez, jogadora de basquete espanhola;
Lourdes Roldán, esgrimista mexicana;
Lourdes Valera, atriz venezuelana;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário