sábado, 10 de setembro de 2016

Laraline

.

Eu achei Laraline em um blog americano, chamado Appellation Mountain, onde a dona do blog escrevia que na escola dos filhos, naquele ano, estavam estudando o “Ano Romano”. Além de ortografia e multiplicação, os alunos da segunda série estudavam o mundo romano em profundidade. Parte da diversão é cada um ter um nome romano, e o nome da filha dela (estranhamente) ficou Laraline.
Segundo o professor da criança, Laraline significa gaivota. Só que Laraline não soa como um nome romano, e não tem como imaginar uma figura histórica romana chamada Laraline. De acordo com o professor, Laraline vem da palavra em latim “larum”, que significa “gaivota”. Assim, adicionou-se um sufixo feminino comum a “larum” e deu em Laraline.
Os nomes romanos são completamente diferentes dos nomes dados como os conhecemos hoje. O nome de prenomes – nomes próprios – usados era pequeno, e muitas vezes legitimado pela tradição estrita ao invés da preferência. Já os cognomes eram criados a partir de substantivos e adjetivos conforme necessário – embora eventualmente eles fossem herdados também, relacionados com animais, elementos da natureza, qualidades, incluindo também as aves, e possivelmente, as gaivotas.
Mulheres da aristocracia eram nomeadas a partir do nome de seus pais – assim um Cornelius tinha três filhas, eram Cornelia Prima, Cornelia Secunda, Cornelia Tercia, e assim por diante.
Apesar de toda essa divagação feita pela dona do blog, que mostra muita criatividade e afinco, na verdade, parece muito óbvio que Laraline é uma mistura de Lara com Aline, ou então, Lara mais um sufixo feminino comum qualquer. De qualquer forma, Lara na maioria das fontes diz-se vir de laleo – o verbo latino para “falar”. No mito romano, Lara ou Larunda era uma ninfa faladeira que teve filhos com Mercúrio. Seus descendentes foram conhecidos como “Lares”, deuses guardiões menores que se encarregavam de proteger a casa (daí vem a palavra “lareira”).
Cinco meninas foram nomeadas como Laralyn nos Estados Unidos em 1974, e foi dito que seria uma forma de Lorelei. Laraline cai em algum lugar entre os dois, mas nunca foi dado a nenhuma menina, segundo todos os censos dos Estados Unidos até hoje. De qualquer forma, me parece um nome simpático – mesmo com a probabilidade de ser 99% inventado – pois se parece muito com vários nomes comuns e conhecidos entre nós, como Caroline, por exemplo, ou outro que é raro mas que gosto muito, como Adeline.

Em São Paulo, foi registrada uma Laralys, que fica parecido, e por incrível que pareça, uma Laraline também foi registrada em São Paulo. Foi a única, portanto, ela tem um nome raríssimo. Achei uma Laraline no facebook, que pelo jeito é uma hairstyle, mas não consegui descobrir a localização.


2 comentários:

  1. priscila.gaspareti@hotmail.com5 de junho de 2020 às 04:50

    Oi, eu tenho coloquei o nome da minha filha de laralyne hj em 2020 ela tem 18 anos, somos do interior de São Paulo, e nunca havia visto nenhuma postagem sobre o nome, pois foi eu mesma que juntei os nomes. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá eu mi chamo Laraline e nunca encontrei o significado do meu nome
    E nem pessoas com o mesmo nome

    ResponderExcluir