segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Kalinka

.

Kalinka na verdade é o diminutivo russo da palavra "Kalina", que é usada para designar, em russo, o junípero, um gênero de coníferas que tem mais de 40 espécies, mas a mais conhecida é um arbusto verde parecido com um cipreste. Vejam que Kalinka é o diminutivo de Kalina, portanto não é o junípero em si, em algumas fontes considera-se como a flor do junípero.

Em termos de significado, é equivalente ao inglês literal Juniper, que tem um pouco mais de divulgação e amplitude entre os países de línguas anglófonas. Para quem gosta de nomes literais em outras línguas, são duas ótimas opções, com significados idênticos. Inclusive, é um ótimo par para irmãs: não combinam nadinha, a não ser pelo mesmo significado. Nesse caso, acho fofo.

Kalina é usado na Polônia, estando inclusive no top 100 da Polônia nos últimos 9 anos, sendo que em 2013, esteve em 55º lugar, e na Bulgária temos o masculino Kalin. Mas Kalinka, no Behind The Name, é um nome submetido, portanto, não conseguimos verificar seu uso no mundo.

Pesquisando na Wikipédia russa – o que é uma dificuldade, dado o fato que o alfabeto russo é totalmente diferente do nosso – dá para perceber que Kalinka é usado em vários topônimos – nomes de lugares – e como sobrenome, como no caso do padre e historiador polonês Valerian Kalinka. Em algum momento, passou a ser usado raramente como nome feminino.

Kalinka é uma conhecida música russa, composta por Ivan Petrovich Larionov e representada pela primeira vez em Saratov, sendo posteriormente popularizada por um grupo coral ao qual tinha sido cedida pelo compositor. A canção também foi regravada pelo cantor russo Vitas em seu CD Obras-primas de Três Séculos (2010).

É bem fácil achar uma numerosa lista de Kalinkas no facebook, entre elas, a apresentadora esportiva Kalinka Schutel, que inclui em seu perfil de trabalhos a BandSports (TV Bandeirantes, São Paulo). A maioria das meninas/mulheres com esse nome está concentrada mesmo na Bulgária, usando as estatísticas de uma boa pesquisa nessa rede social.  



.

5 comentários: