quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Juniper



É um nome ambicioso, e pode até ser taxado como louco. O nome que vamos abordar hoje é Juniper. Em termos de países anglófonos – de fala inglesa – essa é uma escolha fresca, uma boa alternativa a Willow, que já é bastante comum. Juniper (junípero ou cipreste de jardim) ainda tem a vantagem de ser uma plantinha mais digna que Willow (salgueiro). Assim, em inglês é um nome literal, ligado à natureza, e portanto, hippie. 

Juniperus é um gênero de coníferas pertencente à família Cupressaceae, que inclui 50-67 espécies de arbustos e árvores de médio porte, caracterizados por apresentarem tronco robusto, madeira duradoura e, em geral, excepcional longevidade. O gênero tem uma distribuição natural alargada pelo Hemisfério Norte, desde as costas do Ártico até à região tropical da África e às regiões montanhosas da América Central. As espécies integradas neste gênero são conhecidas pelos nomes comuns de zimbro, zimbreiro, junípero e sabina.

Nos Estados Unidos, não podemos dizer que ele é um nome comum: ele está no ranking há quatro anos, tendo começado na 952ª posição em 2011 (no top 1000) para chegar na 489ª posição em 2014. Nesse ritmo ele pode facilmente chegar ao top 10, se continuar subindo em cerca de cinco anos.

Juniper inclusive, tem mais cara de nome para mim por ser tão parecido com Jennifer, um dos mais queridinhos dos brasileiros nas últimas duas décadas. Entretanto, não temos nenhum registro desse nome nas últimas listas disponíveis. 

Entretanto, não é algo tomado como certo que Juniper seria o nome de uma menina. Derivado da palavra latina Juniperus, referindo-se a um arbusto verde, sabemos que São Francisco de Assis teve um fiel seguidor conhecido como “Saint Juniper”. Para nós, que falamos português, ele é chamado de São Junípero. 

Tendo seu nome como homenagem a este santo, o padre Junípero Serra foi um missionário levado para o México, um frade franciscano maiorquino que fundou cadeia de missões na Alta Califórnia, parte da província de Las Californias na Nova Espanha, atual Califórnia, Estados Unidos. Entre as missões fundadas encontram-se os núcleos que deram origem a Los Angeles, San Francisco, Sacramento e San Diego.

Assim, como é que esse nome foi parar no uso para meninas? Primeiramente, teve a música “Jennifer Juniper” do cantor Donovan. Em 1993, Johnny Depp e Mary Stuart estrelaram Benny e Joon, sendo que Joon era apelido para Juniper. Além disso, as pessoas de língua inglesa puderam associar rapidamente ao nome vintage June (que quer dizer, sim, junho) e a deusa Juno (a deusa romana que equipara à deusa Hera, na mitologia grega), então a migração para um nome feminino nem é tão surpreendente.

The Juniper Tree é um conto de fadas alemão recolhido pelos irmãos Grimm.

Juniper também é o nome de um personagem secundário em Percy Jackson e os Olimpianos, ela é uma dríade, ninfa das árvores, e namora com o sátiro Grover.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário