terça-feira, 6 de setembro de 2016

Jampierre

.

Por mais que pareça uma estropiação de Jean Pierre, um composto muito comum na França, Jampierre não é totalmente errado: ele é registrado, segundo o Namepedia em 4 países diferentes como sobrenome. Como por exemplo, o diácono francês Guy Jampierre, que agora está aposentado e dedica-se à poesia eclesiástica, ou seja, uma poesia religiosa. Ele tem um site oficial que pode ser acessado aqui.

Ocorre que no Brasil, no final da década de 80, foi exibida a novela "Que Rei Sou Eu?", onde Edson Celulari interpretava o personagem principal Jean-Pierre. Só que para os brasileiros que ouviam a novela, evidentemente, a pronúncia passava por Jampierre, então por isso, temos uma infinidade de Jampier ou Jampierre por aí, como nome próprio, por causa de uma interpretação errônea da pronúncia. 

No Brasil, seu uso como nome próprio não se deu a partir da inspiração em um sobrenome - como hoje ocorre com Riquelme, por exemplo - e sim, pela estropiação de um nome estrangeiro inadequado às grafias portuguesas. 

De qualquer modo, podemos dizer que Jean-Pierre, com ou sem hífen, é a junção de Jean - a forma francesa de João, que significa "deus é gracioso" no hebraico - e Pierre - uma forma francesa de Pedro, que vem do latim e quer dizer "pedra, rocha". A combinação dos significados não faz muito sentido, mas de todo jeito é interessante. 

Aconselha-se, entretanto, que as pessoas usem a grafia Jean-Pierre, com ou sem hífen, que é a grafia correta do nome, e não do sobrenome. Ainda assim, temos na lista da Arpen/SP de 2015, alguns exemplos: Foram registrados dois meninos chamados Jean Pierre, mas nenhum chamado Jampierre, sinal de que a moda já arrefeceu. Jean sozinho teve 236 registros (somados à 42 de Gean) e Pierre teve 89 registros. 

Algumas referências:

Jean-Pierre Louis Rampal (Marseille, 7 de janeiro de 1922 — Paris, 20 de maio de 2000) foi um celebrado flautista francês.

Jean-Pierre Vernant (Provins, 4 de janeiro de 1914 — Sèvres, 9 de janeiro de 2007) foi um historiador e antropólogo francês, especialista na Grécia Antiga.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário