segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Gilliard

.
Gilliard ficou popular, na verdade, por conta do cantor Gilliard Cordeiro Marinho, conhecido apenas pelo seu incomum primeiro nome, um nordestino que fez muito sucesso principalmente no final da década de 70 e início da década de 80 com músicas essencialmente românticas. Assim, passou a ser usado como nome próprio no Brasil.

O cantor Gilliard surgiu numa época em que muitos outros cantores surgiram influenciados por Roberto Carlos, mas longe de ter a qualidade ou pelo menos, o impulso desse. Esteve numa turma de cantores como Vanderley Cardoso, Jerry Adriani, e muitos outros, e como todos eles, seu estilo é (ou era) romântico (brega) que vem de uma tradição latina bem melodramática. O site oficial dele tem outras informações se você considera relevante pesquisar.

De qualquer forma, quem não lembra da canção “A Festa dos Insetos”? Impossível esquecer o famoso refrão: “Torce, retorce, procuro, mais não vejo, não sei se era pulga ou se era percevejo”. (Hilária, eu sei). 

Hoje, é muito fácil achar centenas de pessoas chamados Gilliard, mas em grafias infindáveis, especialmente Gilliardi e Giliardi, uma interpretação incorreta da pronúncia que acabou derivando numa grafia diferente. No Google e no Facebook, pesquisar por esses nomes é certeza de encontrar muitos homens por volta dos 40 anos nomeados assim.

Alguém ainda é fã do cantor ou retirou o nome de outro lugar: Em São Paulo (2015) nasceu 1 garotinho chamado Gilliard, segundo dados da Arpen/SP. Porém, foi só esse mesmo. Além desse teve um registro de Jiliard, essencialmente alguém que ouviu mas não pesquisou como era a escrita.

Na verdade, como já dito, Gilliard é um sobrenome inglês, mas em última análise, de origem francesa. É uma forma diminutiva dos nomes próprios Giles, Julian ou William, todos introduzidos nas ilhas britânicas após a famosa conquista da Inglaterra em 1066. Ao longo dos séculos, as origens do sobrenome se tornaram confusas a ponto de não ser possível atribuir derivações separadas para outros sobrenomes modernos como Gillard, Gillatt, Gilliat, entre outros.

Giles é, em última instância, originário da palavra grega “aigidion”, que significa criança. Quando introduzido na Inglaterra era grafado como Gillet ou Gillot, mas ao longo de tanto tempo, aliás, que continuam os sobrenomes se desenvolvendo de modo independente da grafia original, é difícil precisar sua origem certa. Mas esse sobrenome pode ter sido desenvolvido a partir de Julian (através de Gilliam, significando portanto “barba aveludada”, “pertencente a Júpiter”) ou de William (através de Guylote, significando “desejo de proteger”, “apto a proteger”).

Algumas pessoas notáveis incluem:

Lawrence Gilliard Jr. é um ator norte-americano. Ele é talvez mais conhecido por seu personagem D'Angelo Barksdale, na série dramática The Wire, um papel que lhe rendeu elogios da crítica. Ele é também recentemente conhecido por seu papel como Bob Stookey na série de drama e horror da AMC, The Walking Dead.

Ernest Thomas Gilliard (1912–1965), ornitólogo americano.

Larry Gilliard Jr., ator afro-americano.

Pierre Gillard, cidadão suíço e tutor francês para os cinco filhos do czar Nicholas II, de 1905 a 1918

Steve Gilliard, (1964-2007), jornalista liberal americano e blogger



Surname Data Base, Wikipédia



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário