quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Faiga & Faigel

.

Faigel é um nome feminino, do qual deriva Faiga, que são oriundos da língua iídiche (feigel) que significa “pássaro”. As variantes incluem também o nome Feige. Além de ser um nome próprio com um significado muito bonito, é também um sobrenome.

O nome se parece um pouco com a palavra alemã para pássaro, que é “vogel” (se pronuncia “voguel”).

No site Namepedia, encontrei outras variantes incluindo Faizel e Faisal, mas masculinos. Como é um nome bastante incomum, em qualquer língua, não encontrei referências para falar sobre ele. Apesar disso, encontrei um registro de Faiga em São Paulo, no ano de 2015 (Arpen/SP) que talvez indique uma menina da comunidade judaica (ou não).

Um primeiro ponto positivo que eu vejo nesse nome é, obviamente, o significado. Um nome bonito e usável que signifique “pássaro” é raro, e eu acho que Faigel cumpre esse requisito, embora não seja tão favorável a Faiga. De qualquer modo, Faigel é um nome terminado em “el” como tantos outros, e que já vem com um apelido interessante para ser usado: Fai.

Apesar de parecer um pouco masculino, é possível visualizar em uma menina. Por outro lado, não se diz Faigel com som de J e sim, “Faiguel”, o que pode dificultar um pouco a vida do seu portador, que a cada momento terá que ensinar como é que se pronuncia. Nesse sentido Faiga é bem mais viável, apesar de eu não achar a sonoridade tão bonita.


Para quem, no Brasil, desejaria usar esse nome e pensa nos prós e contras, talvez possa ser interessante usá-lo como segundo elemento em um composto. 



.