quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Faiga & Faigel

.

Faigel é um nome feminino, do qual deriva Faiga, que são oriundos da língua iídiche (feigel) que significa “pássaro”. As variantes incluem também o nome Feige. Além de ser um nome próprio com um significado muito bonito, é também um sobrenome.

O nome se parece um pouco com a palavra alemã para pássaro, que é “vogel” (se pronuncia “voguel”).

No site Namepedia, encontrei outras variantes incluindo Faizel e Faisal, mas masculinos. Como é um nome bastante incomum, em qualquer língua, não encontrei referências para falar sobre ele. Apesar disso, encontrei um registro de Faiga em São Paulo, no ano de 2015 (Arpen/SP) que talvez indique uma menina da comunidade judaica (ou não).

Um primeiro ponto positivo que eu vejo nesse nome é, obviamente, o significado. Um nome bonito e usável que signifique “pássaro” é raro, e eu acho que Faigel cumpre esse requisito, embora não seja tão favorável a Faiga. De qualquer modo, Faigel é um nome terminado em “el” como tantos outros, e que já vem com um apelido interessante para ser usado: Fai.

Apesar de parecer um pouco masculino, é possível visualizar em uma menina. Por outro lado, não se diz Faigel com som de J e sim, “Faiguel”, o que pode dificultar um pouco a vida do seu portador, que a cada momento terá que ensinar como é que se pronuncia. Nesse sentido Faiga é bem mais viável, apesar de eu não achar a sonoridade tão bonita.


Para quem, no Brasil, desejaria usar esse nome e pensa nos prós e contras, talvez possa ser interessante usá-lo como segundo elemento em um composto. 



.

6 comentários:

  1. Faiga! É o nome da minha mãe! Ela é de 1963 MG

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a quem pensa o contrário, mas Faiga é mil vezes mais bonito do que Faigel!

    Ass.: Fayga

    ResponderExcluir
  3. É o nome da minha filha, Fayga, em homenagem a Fayga Ostrower, grande artista polonesa naturalizada brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Faigel ser mais bonito do que Fayga? Não me faça rir!

    ResponderExcluir
  5. Eu me chamo Faiga Marques. Sou do Rio de Janeiro em 1960

    ResponderExcluir