sábado, 17 de setembro de 2016

Evangelos



Evangelos é um nome grego, não só em significado como em uso, e significa “aquele que traz boas notícias”, sendo que um derivado dele é “angelos”, ou seja, “mensageiro”. Uma de suas variantes é Vangelis, e na língua macedônica, é Vangel, versão essa que achei bem interessante.

Acho a sonoridade boa, por ser um nome longo, e pela similaridade com Ângelo que estamos todos muito habituados. Entretanto, em português soa um pouco estranho por conta das palavras “evangelho” e “evangélico” que nem sempre tem conotações positivas, dependendo das crenças das pessoas. O nome carrega um significado incrível porém um peso religioso grande no caso da língua portuguesa. Talvez por isso que gostei mais de Vangelis ou Vangel, por suprimir o “Ev” da frente.

Um apelido interessante para uma pessoa chamada Evangelos seria “Evan”, que inclusive é um nome próprio também razoável. Não temos dados internacionais de popularidade, mas posso supor que na Grécia deve ser um nome utilizado entre senhores de meia idade, a julgar pelas referências encontradas na Internet.

No Brasil, há um registro de Evangelos na lista da Arpen/SP do estado de São Paulo, referente ao ano de 2015 – mesmo sendo um registro apenas, foi uma surpresa por conta da raridade desse nome.

Vangelis, inclusive, é o nome artístico de Evángelos Odysséas Papathanassíu, músico grego neoclássico, cujas composições mais conhecidas são Conquest of Paradise (tema do filme 1492), e Chariots Of Fire (a música que toca quando um atleta vence uma corrida, invariavelmente).

Algumas referências:

Evangelos Averoff-Tositsas, grego político conservador, escritor e industrial;
Evangelos Damaskos, atleta grego ativo no século XIX;
Evangelos Mantzios, futebolista grego;
Evangelos "Vangelis" Moras, futebolista grego;
Evangelos Nessos ex-futebolista alemão de ascendência grega;

Evangelos Venizelos, jurista grego e político (atualmente líder do partido de centro-esquerda PASOK );



.

Um comentário: