quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Elettra

,


Elettra é a variante feminina italiana do nome Electra, que origina-se no nome grego Ηλεκτρα (Elektra). Ele vem do termo grego ηλεκτρον (elektron), que significa “material brilhante” ou “âmbar”. Seu significado é interpretado como “brilhante” ou, no caso de ser interpretado como “âmbar”, tem semelhança com outros dois nomes italianos: Ambra e Gintaras. Etimologicamente, além disso, Elettra compartilha a mesma raiz da palavra “eletricidade”.

É um nome de tradição clássica, portado por várias figuras da mitologia grega, entre as quais se destacam duas em particular: em primeiro lugar, Electra, filha de Agamenon e Clitemnestra, que junto com seu irmão Orestes, conspirou para assassinar sua mãe e Egisto, o amante dela, que teriam arquitetado a morte do seu pai. Essa história inspirou numerosas obras, que contribuíram para a divulgação do nome na era renascentista. Em segundo lugar, temos Elettra (Electra), a filha de Atlas, uma das Plêiades, que nomeou a estrela da constelação das Plêiades.

Na mitologia grega, as Plêiades eram Elettra (Electra), Maia, Taigete, Alcíone, Celeno, Asterope e Mérope. De acordo com o mito, quando Pleione estava passeando pela Beócia com suas sete filhas, foi perseguida pelo caçador Órion, por sete anos. Zeus, com pena delas, apontou um caminho até as estrelas, e elas formaram a cauda da constelação do Touro. Mérope teria se casado com um mortal e então, seria a estrela mais fraca que não pode ser vista. Elettra, em algumas versões, é a estrela que sumiu, após a captura de Troia e derrubada dos descendentes de Dardano, de tristeza, ela se mudou para o círculo ártico, e aparece algumas vezes com seus cabelos soltos, na forma de um cometa.

Foi em homenagem à essa história que a estrela 17 Tauri, da Constelação de Touro, sendo a terceira estrela mais brilhante em termos relativos, situada a uma distância de 440 anos-luz do Sistema Solar.

Na mitologia grega ainda temos uma terceira Elettra, que era filha de Oceano e de Teti, uma das oceânides, que seria mãe de Íris. Uma quarta Elettra seria uma das danaides, uma das 50 filhas do Rei Dánao.

A propagação do nome na Itália foi ajudado por Guglielmo Marconi, um físico, inventor e político italiano, que batizou tanto sua filha quanto seu “navio laboratório” com esse nome, e além disso, o sucesso do drama de Eugene O’Neill, “Mourning Becomes Electra”, peça essa que deu origem ao filme “Electra de luto” (título brasileiro).

O nome pode ser encontrado na Itália na versão masculina Elettro. Outras versões do nome são Elektra (grego e inglês), Electra (maioria das línguas latinas), Électre (francês), mas em geral, é um nome reconhecido pela mesma grafia em muitos países do mundo, se constituindo em um nome bastante internacional, apesar de pouco usado nos países de língua portuguesa. 

Imagino que seja pela semelhança com as palavras “eléctron” ou então “eletricidade”. Quando ouço o nome automaticamente imagino uma criança ou uma moça muito “elétrica”, no sentido de agitada, bagunceira, barulhenta, daquelas pessoas que está sempre correndo, fazendo alguma coisa, ocupando o tempo.

Algumas referências:

Na arte:

Elettra - Ópera de Gabriele D'Annunzio
Elettra - Tragédia de Sófocles
Elettra - Tragédia de Eurípedes
Elettra (ELECTRE) - A tragédia de Prosper Jolyot de Crébillon
Elettra (Electre) - Tragédia de Benito Pérez Galdós
Electra (Elektra) - Tragédia de Hugo von Hofmannsthal
Elettra - Tragédia de Jean Giraudoux (1937)
Elettra ou a queda das máscaras - Tragédia de Marguerite Yourcenar (1942)
Elettra - Conto de Amélie Nothomb (1996)

Na música:

Elettra (ELECTRE) - Opera por André-Ernest-Modeste Grétry , em três atos, nunca realizou. Composta entre 1781 e 1782
Elettra (ELECTRE) - Opera por Jean-Baptiste Lemoyne (1782)
Elettra (ELECTRE) - Tragédia com coros de Rochefort , música incidental por Françoise-Joseph Gossec (1782)
Elettra (Electra) - Opera Johann Christian Friedrich Haeffner (1787)
Electra (Elektra) - Opera por Richard Strauss (1909)
Elettra - álbum do cantor italiano Carmen Consoli 

Pessoas:

Elettra De Col , jogadora de Courling italiana;
Elettra Deiana , política italiana;
Elettra Ferretti , jogadora de basquete italiana;
Giulia Elettra Gorietti , atriz italiana;
Elettra Morini , bailarina italiana;
Elettra Pollastrini , política italiana;
Elettra Raggio,, atriz, diretora, roteirista e produtora de cinema italiano;
Elettra Romani , atriz de teatro italiana;
Elettra Rossellini Wiedemann , modelo americana;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário