segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Alfeo & Alfeu

.


Alfeo é a forma italiana de Alphaeus, e Alfeu é a forma portuguesa. Da forma portuguesa, pouca referência se encontra, uma vez que Alfeu nunca foi um nome muito usado por aqui. Mas de Alfeo, consultamos a Wikipédia italiana, que nos deu boas informações.

De qualquer forma, o Behind The Name diz que Alphaeus é a forma grega de um nome hebraico que significa “mudança”. No Novo Testamento, é o nome do pai dos apóstolos Tiago e Levi. Entretanto, as interpretações sobre o significado desse nome são conflitantes, e mais confuso ainda por estar presente tanto no Novo Testamento como na mitologia grega. 

No primeiro caso, como já citado, representa o pai do apóstolo Tiago e de Levi (geralmente identificado como Mateus evangelista). Já no mito grego, Alfeo era um filho do deus do rio Oceano, personificação do próprio rio, que se apaixonou por Arethusa.

No caso da mitologia grega, ele teria origem em Alphaios, com base em ἀλφὴ (alphe), que significa “lucro”, ou seja, significando “cheio de lucros” ou “cheio de recursos”. Mas ainda não acabou: frequentemente é relacionado a um termo que significa “branco” (Alfos), a partir do qual originou o nome Alfio, nome que muitas vezes é confundido ou dado como variante de Alfeo.

Na Itália, o santo do dia é comemorado dia 25 de setembro em memória de Santo Alfeo ou Cleófas, um dos discípulos do Emaús.

No Behind The Name, não há nenhum dado sobre posição desse nome em algum ranking de qualquer país que seja, e no Brasil, ele também não aparece em nenhum dos últimos rankings disponíveis. Ele tem a mesma terminação que vários nomes que eu gosto, como Romeu, por exemplo, mas ainda assim não tem o mesmo apelo.

Algumas referências:

Alfeo Brandimart , militar italiano
Alfeo Corassori , político italiano
Alfeu Philemon Cole , artista e gravador Americana
Alfeo é um personagem da obra de de Ludovico Ariosto Orlando Furioso .



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário