sábado, 24 de setembro de 2016

Alessio



O nome Alessio é a variante italiana do nome grego Alexios (Αλέξιος), adaptado para o latim como Alexius, que por sua vez deriva de uma forma grega mais antiga, Alexis. Essa última se baseia no verbo “alexo”, que significa “proteger, defender” – esse elemento também está presente em Alessandro – podendo ser interpretado assim como significando “protetor, defensor”.

Na Itália, esse é um dos nomes mais populares no momento. No ranking italiano de 2013, de acordo com o Nomix, Alessio encontrava-se na 26ª posição entre os nomes masculinos mais registrados. Além disso, encontra-se bastante popular também na Bélgica (94º lugar em 2014), França (304º lugar em 2010) e Suíça (44º lugar em 2013).

Dada a quantidade considerável de imigrantes italianos que aportaram no Brasil no século XIX e XX, Alessio é um nome bem conhecido dentro dessas comunidades. Entretanto, é comum encontrar senhores de meia idade com esse nome, dificilmente crianças. Em São Paulo, no ano de 2015 (Arpen/SP) tivemos 5 registros de Alessio, apenas.

Até por ser uma variante relativamente nova aos nossos ouvidos, soa como uma opção com bem mais frescor e “novidade” do que Alex ou Alexandre. Alessio pode vir a se tornar uma boa alternativa para quem gosta desses nomes, mas enjoou por causa da popularidade.

Referências:

Alessio - compositor italiano
Alberto Alessio - matemático italiano
Angelo Alessio - O técnico do futebol italiano e leitor
Antonio Alessio - engenheiro aeronáutico italiano
John Alessio - lingüista e professor italiano
Giulio Alessio - economista e político italiano
Francesco Sofia Alessio - poeta italiano
Franco Alessio - historiador da filosofia italiana
Alessio Boni, ator italiano;
Alessio Cerci, jogador de futebol italiano;
Alessio Cigliano, ator, dublador, escritor e diretor de dublagem italiana;
Alessio Symmachus Mazzocchi, padre, filólogo, erudito bíblico e arqueólogo italiano.
Alessio Prati, compositor italiano.
Alessio Romagnoli, jogador de futebol italiano.

Alessio Sestu, jogador de futebol italiano.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário