terça-feira, 20 de setembro de 2016

Alcides



Alcides é uma forma latinizada do Αλκειδης (alkeides), derivado de αλκη (alce) "força" e ειδος (eidos) "tipo, espécie". Este era um epíteto do herói Hércules, dado à ele por que ele seria neto de um Alceu.

O nome dado originalmente a Héracles foi "Alcides", em homenagem a seu avô Alceu, pai de Anfitrião. O nome alternativo de Héracles (que quer dizer "À Glória de Hera") foi uma tentativa sem sucesso de apaziguar o ódio de Hera, louca de ciúmes pelas infidelidades do marido. Héracles teve que defender-se de suas perseguições desde a tenra infância.

Tem como variantes Alkeides (mitologia grega) e Alcide (italiano). É um nome considerado antigo e ultrapassado no Brasil, mas a despeito disso, Em São Paulo, no ano de 2015, foram registrados 7 meninos chamados Alcides (Arpen/SP).


Como referência podemos citar Alcides Vieira Carneiro, um advogado, poeta e político brasileiro e Alcides Castilho Maia foi um jornalista, político, contista, romancista e ensaísta brasileiro.

Não é muito aconselhável o uso de Alcides para crianças hoje em dia, visto que é considerado um nome bastante datado. Este nome precisa descansar algumas décadas até voltar a se constituir em um nome usável. Entretanto, se os pais tem um motivo especial para usá-lo, não há nada que desabone o nome.

É um nome digno, de grafia correta e limpa, de pronúncia fácil e totalmente adequado à língua portuguesa, que não causa estranhamento, não gera trocadilhos infames, de modo que se constitui em um nome digno. 

Há também Alcides Gerardi, um cantor brasileiro da década de 70 famoso por músicas como “Sueli”. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário