terça-feira, 13 de setembro de 2016

Aisha



Aisha é um nome feminino árabe cujo significado é “viva”, ou “a que está viva”. Este era o nome da terceira esposa de Maomé, filha de Abu Bakr, frequentemente também escrito “Aixa”, um aportuguesamento. Algum tempo após a morte de Maomé, ela foi para a guerra contra Ali, o quarto califa, mas foi derrotada.

O nome começou a ser usado na América a partir da década de 1970, possivelmente inspirado pela princesa Aisha da Jordânia – nascida em 1968 – a filha do Rei Hussein e sua esposa de origem britânica. A princesa, que é filha de uma britânica com o Rei Hussein, tem os irmãos Abdullah, Faisal e a gêmea de Aisha, a princesa Zein.

Ainda recebeu mais um impulso à popularidade depois que Stevie Wonder usou para sua primeira filha em 1975. Ela foi a inspiração para o seu grande sucesso "Isn't she Lovely". Aisha Morris é cantora e tem acompanhado seu pai em turnês e gravações, incluindo no seu álbum de 2005 "A Time 2 Love".

Variantes: 'Aisha, Ayesha, Ayesha, Ayesha (árabe), Iesha (Africano americano)

Outras línguas: Ayşe (Turkish)

Nos Estados Unidos, Aisha aparece dentro do Top 1000 feminino desde o levantamento de 1973, e em 2014, esteve na 559ª posição. Já na Holanda, ele aparece dentro do Top 500 desde 2009, e em 2014 atingiu a 397ª posição. Na Inglaterra e País de Gales, ele é ainda mais popular: 76ª posição no ano de 2014, entrou no top 100 em 2010, e aparece dentro do Top 200 desde 1996.

Aisha é um dos melhores nomes árabes para serem usados no Ocidente, já que é reconhecido pela maioria das pessoas. É também perfeitamente adaptável ao Brasil onde na novela Salve Jorge tivemos uma personagem chamada Aisha, interpretada pela atriz Dani Moreno. De qualquer modo, a julgar pela popularidade nos Estados Unidos, Holanda e Inglaterra, é um nome internacional e reconhecível na maioria dos países. Além disso é curto e impactante, como vários outros nomes que estão na moda no momento.

Ainda é um nome bastante raro no Brasil, a julgar pelos singelos 63 registros na lista da Arpen/SP de 2015 (abrange o estado de São Paulo). Também estão computados 3 registros da grafia “Aicha” e 132 registros de Aysha, que aparentemente trata-se de uma grafia equivocada mas que tem maior número de nascimentos e mais 5 registros de Aycha, que consegue ser um pouco pior.

Outras referências:

Aisha Jambo, atriz brasileira; Um dos seus últimos papeis foi como Radina em “Os Dez Mandamentos”.

Aisha Hinds (13 de novembro de 1975) é uma atriz norte-americana.

Aisha Tyler (nascida em 18 de setembro de 1970) é uma atriz e apresentadora de televisão estadunidense, conhecida por ter atuado nas séries de televisão Friends, CSI, 24 e Ghost Whisperer, e por ter apresentado o programa Talk Soup;

Ayesha Gaddafi (ou Aisha, em árabe: عائشة القذافي, nascida em 1976) é uma mediadora da Líbia e oficial militar, antiga Embaixadora da Boa Vontade da ONU;


Princesa Aisha (Princesa Layla em outras versões) é a princesa de Andros e uma membro do Clube das Winx . Ela é fada da água.



.

4 comentários:

  1. O problema, no Brasil, é a aproximação com o verbo "achar"...
    Os nomes das esposas de Maomé são problemáticos...
    Fátima, por exemplo, almadiçoou o próprio nome...
    Aisha se casou com Maomá com apenas 06 anos (ela ia para a cama com ele ainda com bonecas...e há relatos que ele também abusva das amiguinhas, falando que "elas também poderiam brincar")...Há controvérsias se ele consumou o ato sexual com 06 anos, 09 anos ou 13 anos. Tanto é assim que em países árabes discute-se, hoje em dia, sobre a legalidade do casamento com crianças de 09 anos (se deve ser proibido ou não). Por outro lado, Aisha foi considerada uma líder feminista que protegou muito o alcoorão (ela é amada pelos xiitas e odiada pelos sunitas - ou o contrário, agora não recordo). Se as pessoas acreditarem que um nome pode ter carga ou energia - pode ser que o nome esteja relacionado a pedofilia, o que é muito triste - e infelizmente a religião foi utilizada para "dominação" da mente do pai de Aisha, convencedo-o a dar a filha em casamento...(assim como Maomé fez quando tomou a esposa do próprio filho)... Para quem não acredita e considera só mais um nome e que gosta: use-o a vontade! É importante a diversidade de nomes e aprendemos muito com todos eles.
    De qualquer forma, para se evitar a aproximação com o verbo "achar", acho melhor Iesha (lembra Ieda, nome de uma miss Brasil) ou Ayesha. Outro nome com significado igual seria Ava ou por que não: Vivá?

    ResponderExcluir
  2. Aicha Aiche masculino o sentido atribui no livro sagrado do Alcorão como veracidade da crença no divino enfatizando que Deus envia a filhas e filhos assuntos escatológico mensagens de sinais diante de incrédulos, de tormento infernal ou até de torna-los estéreis aos meios. O nome chama atenção nesses casamentos britânicos árabes americanos. Curiosidade Bindes.

    ResponderExcluir