terça-feira, 13 de setembro de 2016

Adena & Adina

.

Adena e Adina são duas grafias diferentes do mesmo nome, que significa “delicada, gentil” em hebraico, ou ainda, em outras fontes, “esbelta, refinada”. Adina é rapidamente mencionado no Antigo Testamento. Em alguns sites ele é listado como masculino por conta disso.

Um usuário do Behind The Name explicou que esse nome tem duas variantes de ortografia em hebraico, um masculino e outro feminino, este último com base em um adjetivo. Adina (masculino) é o nome de um soldado encontrado em Crônicas, 11:42, possivelmente de origem aramaica.

Adina também é a palavra basca que, em tradução livre, quer dizer "idade".

Adina (feminino) é um adjetivo, escrito diferente em hebraico, que significa mesmo “delicada, esbelta, gentil, refinada”, e também é encontrado na Bíblia em Isaías 47:8. Segundo este usuário, Adina como masculino é desconhecido como nome mas Adina, como feminino, é um nome popular tanto em Israel como em outras comunidades judaicas de todo o mundo.

Adina aparecia no Ranking dos Estados Unidos em 1880, depois, não há registros. No nosso caso, é impossível saber, mas não há registros de Adina nas ultimas listas disponíveis, tampouco de Adena. São dois nomes que se encaixam perfeitamente na língua portuguesa, e que mereciam um pouco mais de atenção.

Referências:

Adina Porter é uma atriz americana vencedora do Obie Award, conhecida por seu papel recorrente como Lettie Mae Thornton na série True Blood e como Kendra em The Newsroom ambas as série da HBO.

Adena é uma vila localizada no estado norte-americano de Ohio, no Condado de Harrison e Condado de Jefferson.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário