domingo, 11 de setembro de 2016

Adelais

.
Adelais é uma forma curta de Adelaide, que vem de Adalheidis, que significa “de estirpe nobre” no germânico antigo. Este nome dá origem há vários outros, como por exemplo, Alice.

A princípio, parece ser um nome usado de modo bastante incisivo na Idade Média, mas abandonado em tempos mais atuais, mesmo na língua inglesa. Ainda assim, considero uma versão muito mais interessante que o popularíssimo Alice e mais suave do que o pesado Adelaide.

De qualquer modo, não encontrei rastros de Adelais em nenhum ranking de nenhum país disponível nas minhas fontes de pesquisa. Muito menos nas listas do Brasil. Como achamos o nome “Laís” bastante usual aos nossos ouvidos, a primeira coisa que vem na cabeça é pronunciar “Adelaís”, mas na pronúncia inglesa, Adelais praticamente não possui o “s” final, e é o primeiro “a” que possui tonicidade.

Como é um nome de uso especialmente medieval, não encontrei referências atuais sobre ele. De qualquer forma, acho que ele pode ser recuperado e razoavelmente adaptado a pronúncia portuguesa, uma vez que sua grafia não possui maiores complicações. 

Algumas referências:

Adelais, filha de Pepino o Breve (d.768), morreu na infância
Adelais de Amboise , esposa de Ingelger I de Anjou (d.888)
Adelais de Vermandois, esposa de Charles, duque da Baixa Lorena (d. Após 935)
Adelais, esposa de Ermengol de Rouergue (b.955-d.993)

Adelais, esposa de William II, Conde de Nevers (d.1148)



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário