sábado, 10 de setembro de 2016

Adara & Adhara

.
Adara significa “nobre” em hebraico, vindo do nome de Adar, o neto de Benjamim na Bíblia. Mas também pode ser uma grafia variante de Adhara, a segunda estrela mais brilhante da constelação de Cão Maior (depois de Sirius), uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno. Adhara derivaria do árabe e significaria “donzelas”.

Adara também a palavra para o mês de março na língua curda. Além disso, Adhara é um termo Sânscrito (devanagari) que significa suporte, base, é qualquer parte do corpo que o yogi focaliza a sua atenção, mas também para fortalecer o corpo através do prana (efeito psicossomático).

Ou seja, é um nome que tem multi significados.

Este nome me parece deliciosamente bonito. Ele tem um som agradável e um significado atraente, mesmo que ambíguo. O significado “nobre” é o mesmo do popularíssimo Alice, e pelo menos nesse quesito, pode ser uma alternativa à ele.

Adara ou Adhara é incomum e fantástico, mas reconhecidamente suave e feminino. É elegante e sofisticado, sem soar elitista, pois facilmente lembra por exemplo, ciganos. Mas infelizmente ainda não foi descoberto pelos brasileiros.

Em São Paulo, no ano de 2015, não tivemos nenhum registro de Adara ou de Adhara (Arpen/SP) mas esse nome tem potencial, afinal, são dezenas de nomes terminados em –ara, e também tivemos 17 registros do nome Dara.


Adhara é o nome de uma personagem da série de livros “As lendas do mundo emerso”, de Licia Troisi. 



.