sábado, 10 de setembro de 2016

Adara & Adhara

.
Adara significa “nobre” em hebraico, vindo do nome de Adar, o neto de Benjamim na Bíblia. Mas também pode ser uma grafia variante de Adhara, a segunda estrela mais brilhante da constelação de Cão Maior (depois de Sirius), uma das estrelas mais brilhantes no céu noturno. Adhara derivaria do árabe e significaria “donzelas”.

Adara também a palavra para o mês de março na língua curda. Além disso, Adhara é um termo Sânscrito (devanagari) que significa suporte, base, é qualquer parte do corpo que o yogi focaliza a sua atenção, mas também para fortalecer o corpo através do prana (efeito psicossomático).

Ou seja, é um nome que tem multi significados.

Este nome me parece deliciosamente bonito. Ele tem um som agradável e um significado atraente, mesmo que ambíguo. O significado “nobre” é o mesmo do popularíssimo Alice, e pelo menos nesse quesito, pode ser uma alternativa à ele.

Adara ou Adhara é incomum e fantástico, mas reconhecidamente suave e feminino. É elegante e sofisticado, sem soar elitista, pois facilmente lembra por exemplo, ciganos. Mas infelizmente ainda não foi descoberto pelos brasileiros.

Em São Paulo, no ano de 2015, não tivemos nenhum registro de Adara ou de Adhara (Arpen/SP) mas esse nome tem potencial, afinal, são dezenas de nomes terminados em –ara, e também tivemos 17 registros do nome Dara.


Adhara é o nome de uma personagem da série de livros “As lendas do mundo emerso”, de Licia Troisi. 



.

15 comentários:

  1. Olá, o nome de minha filha hoje com 13 anos é Ádhara, preferi colocar com i primeiro a em agudo, mas ela não gosta muito, ninguém acerta e precisamos repetir muitas vezes para outras pessoas entenderem já que não é um nome popular.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha de 5 anos se chama Adara e não consigo imaginar outro nome... é lindo como ela! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que aos poucos, estão espandindo esse nome lindo..😍

      Excluir
  4. Moro na espanha e a minha filha tem 1 aninho e chama Adara, poco común este nome no brasil e espanha tambem

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo *-*
    Nomes terminados em "ara" são lindos ♡♡♡

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela interpretação, foi muito útil.
    Simplesmente o nome Adara ou Adhara veio em minha mente. Eu achei muito lindo e resolvi pesquisar a tradução e o significado. Adorei 👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Tenho 21 anos e o meu eu Adhara, por causa da estrela

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto falar deste nome é simplesmente achei lindo, será o nome da minha primeira filha. Até porque o meu se chama DANDHARA.

    ResponderExcluir
  9. Estou grávida e a bebê se chamará Adhara, é o nome que escolhi desde os meus 15 anos e hj com 29 terei minha primogênita. Desde o início, foi a única opção de nome para menina. Amo!

    ResponderExcluir
  10. Esse é meu nome há 41 anos ☺️☺️☺️
    Obrigado por todas as informações.

    ResponderExcluir
  11. ALESSANDRA SEIXAS RODRIGUES11 de março de 2022 às 16:53

    Minha filha se chama Adara, resolvemos colocar pq é lindo e bem pratico de escrever. Simplesmente suave e doce!

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Adhara e sou completamente apaixonada pelo meu nome! O significado é lindo e especial, ao mesmo tempo que é forte e chamativo.

    ResponderExcluir
  13. Adara é um lindo nome de fácil pronúncia, forte sonoridade e muito vibrante, com significados especiais e nome de deusa e estrela, por isso o dei a minha filha de 30.

    ResponderExcluir