sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Adanna & Adannaya



.

Adanna é um nome de origem africana, que significa “filha do pai” em Igbo. O significado é meio engraçado, mas imagino que seja no sentido de parecida com o pai, a espelho do pai, ou coisa assim. Adannaya parece ser uma variação do mesmo nome, embora no Behind The Name são considerados nomes independentes e este último signifique "filha do seu pai". 

Para nós, falantes da língua portuguesa, não creio que seja um nome com algum problema de uso. A terminação –ana ou –anna é muito usual e comum para nós, de modo que não parece estranho ou sonoramente inadequado. Por outro lado, ele parece um feminino de “Adão” ou “Adam”, mas isso não é argumento para ser considerado um nome ruim.

Adannaya tem uma terminação um pouco menos incomum, de modo que consegui compará-lo com Soraia - na sonoridade - com Maya, na terminação. 

“-Dana” é um elemento encontrado por exemplo em Jordana, que embora não se trate de um nome popularíssimo, é bastante conhecido no Brasil. Embora Adanna não tenha nenhum registro em São Paulo (Arpen/SP, 2015), nem mesmo Adana com um “n” só, acredito que tenha potencial para ser mais usado, principalmente por ter essa característica de ser um nome africano.

Entre Adanna e Adannaya gostei mais do primeiro, por que o segundo me parece que tem "informação demais". 

Como referência podemos citar Adanna Duru, uma cantora americana participante do American Idol e também do The Voice EUA, no time de Adam Levine. Seus pais tem origem africana, da Nigéria, e por isso Adanna tem um nome africano evidenciando a sua origem. De Adannaya não consegui achar uma referência relevante.