quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Abelone

.



Abelone é um nome feminino. É a forma alemã de Apolônia, que no caso é um nome advindo do grego antigo relativo ao deus Apolo. Este por sua vez, viria do grego Apollon, de significado desconhecido, talvez relacionado com um elemento indo-europeu que significa "força". Outra teoria afirma que Apollo seria equiparado ao deus da Anatólia, cujo significado é possivelmente "leão pai". Mais tarde, os gregos associaram o nome Apolo com o verbo grego Apollymi, que significa "destruir"

Nomes relativos à Apolo eram muito comuns por que Apolo era o deus grego da profecia, da medicina, da música, da arte, do direito, da beleza e da sabedoria. Mais tarde ele se tornou o deus do sol e da luz. 

Diminutivo: Lone (que, junto com Loni, é um nome extremamente recorrente entre mulheres de meia idade no Sul do Brasil onde há mais incidência de imigração alemã, por sinal).

Outras línguas: Apollonia (em grego antigo), Apolena (Checo), Apolline (francês), Apolónia, Pola (polonês), Apolónia (Português), Apolónia (Português (Brasil)), Apolena (eslovaco), Apolónia, Polona (esloveno).

Embora o Behind The Name afirme que Abelone seja uma forma alemã do nome, eu não encontrei muitas referências do nome na Wikipédia alemã, logo concluo que não é muito usado por lá. A única página da Wikipédia que fala em Abelone é justamente a que dá variantes do nome alemão Apollonia, apontando as seguintes variantes: Appolonia, Abelena, Abelone, Apolonia, Loni, Polly, Polona.

Destes, Abelena foi o mais simpático começado com A, mas ele pode ser também uma forma feminina alemã de Abel ou ainda um diminutivo de Adalberta, sem garantias que seja uma forma de Apolônia verdadeiramente. Achei Polona muito simpático também, por achar parecido com Paloma que é um nome que adoro.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário