quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Tom

.

Tom é um apelido/alcunha muito conhecido, mas em tempos de apelidos/alcunhas que viraram nomes e que os nomes curtos estão ganhando cada vez mais e mais registros, este também pode ir na onda e ser uma alternativa diferente para os nomes curtos que andam cada vez mais comuns.

Tom é normalmente utilizado como apelido de ThomasTomas ou Tomás, este tem origem no aramaico e significa "gêmeos". Tom também é usado como apelido do nome da categoria "clássicos dos clássicos" Antônio, inclusive este era o nome que o maior compositor da música brasileira e aquele que foi o pioneiro a levar a música brasileira ao redor do mundo, utilizava para se apresentar em shows pelo mundo, o maestro Tom Jobim. Falando em famosos que utilizam este diminutivo, temos  o exemplo do Tom Cruise, que mostra que este diminutivo além de reconhecido é de fácil pronúncia em praticamente todos os idiomas. Aqui no Brasil outro há outro Tom famoso, o comediante Tom Cavalcanti.

Ainda que a imagem de Tom seja muito vinculada ao diminutivo, este tem potencial para ser usado como nome, seguindo outros exemplos que fizeram e fazem sucesso em terras brasileiras como Enzo Caíque. Até mesmo o apelido Leo vem ganhando bastante notoriedade e não duvidaria se Tom seguisse esse mesmo ritmo. Em Portugal Tom não é admitido, ainda que fosse, acho que seria mais difícil de ganhar adeptos em terras lusitanas.

Tom é um nome despojado, moderno, transmite leveza e penso que pode agradar a quem procura nomes curtos sem popularidade alta. Imagino que neste ano o nome ficará em evidência já que é ano de Olimpíadas e um dos mascotes tem como o nome Tom, homenagem ao maior compositor da música brasileira já citado no textoTom Jobim (Antônio Jobim) e por se tratar de um mascote fofinho e super simpático, juntando com a nova onda de nomes que são originados de apelidos, este nome ganhará atenção a mais.



Luinara Menezes
**Publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui).




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário