quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Tinos

.


Tinos é uma ilha grega, no mar Egeu. Faz parte do arquipélago das Cíclades. Este vem grego do Τήνος, Tínos e a origem do nome Tinos é um item de discussão entre os moradores locais e os estudiosos ao longo dos séculos. Os estudiosos tem a explicação baseada principalmente na lógica e não ficção. Há o lado romântico e o lado histórico. A explicação dominante defende a idéia de que Tinos deriva da palavra fenícia "Tunnoth", que significa serpente, já que a ilha é abundante com as serpentes específicos. Ao longo dos anos Tunnoth tornou-se Tinos.

Nos seus arredores da ilha fica um templo dedicado a Poseidon, situado numa cova, onde se celebravam festivais que quase todos os habitantes da ilha assistiam.
Quando Xerxes invadiu a Grécia os habitantes de Tinos, e de outras ilhas, tiveram que aceitar o domínio persa e servir o seu exército. Uma trirreme da ilha desertou na Batalha de Salamina (480 a.C.) e, assim o nome de Tinos foi inscrito em Delfos, uma moderna cidade grega muito conhecida por seu sítio arqueológico, entre os estados gregos que derrotaram os persas. Também teve o nome inscrito na estátua de Zeus em Olímpia com todos os outros estados que combateram em Plateia.

Tinos pode soar para muitos mais como apelido de nomes como Martino Valentino, do que nome, porém esta categoria de "nomes apelidos" vem ganhando a cada ano mais e mais adeptos. Vendo por este ângulo podemos inseri-lo no lote de nomes que Théo e Caíque.

A história, a ligação do nome com uma ilha paradisíaca e este ar dos "nomes modernos" que cada vez são menores e inspirados em apelidos de nomes clássicos.

Luinara Menezes
** Publicado primeiro no Blog dos Nomes




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário