quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Thulile


.


Descobri esse nome através do post da Luinara Menezes no Blog dos Nomes. Segundo ela, Thulile é um nome africano, que tem origem no dialeto zulul, falado na África do Sul, e significa “quieta”. Parafraseando-a, “(...) como quase todo nome de origem africana, este é um nome que transmite uma imagem exótica, única e impactante, um magnetismo único”.

A terminação do nome lembra, remotamente, o nome Lilly, que também é apelido para tantos outros (Lília, Lilian, Liliana, etc.), mas ganha uma tonicidade diferenciada pelo início em “Thu”, que só lembro agora de Túlio, e que no estado de São Paulo, na lista da Arpen/SP (2015) só veio representado por Thuane, que ainda não tive oportunidade de pesquisar etimologia e significado – se existe.

Como disse a Luinara no seu texto, “Thulile é um nome cuja sonoridade é bastante meiga e doce, principalmente pela terminação -lile. Seu significado não transmite o que penso do nome ou da pessoa que carregaria este nome, mas mesmo assim não é um significado ruim, lembra inclusive o significado de Serena, que é tem um significado literal”.

Com as intensas levas de imigrantes africanos vindo para o Brasil, penso que em breve estaremos acostumados a vários nomes atrelados a essa origem étnica, que é rica e diversificada. Por isso, Thulile é uma boa alternativa para quem deseja um nome de origem africana, com sonoridade doce e uma boa dose de exclusividade.

Uma referência que pode ser citada é Thulile Mbili, uma cantora sul africana, nascida em Durban. Uma apresentação sua pode ser ouvida aqui. Aparentemente, apesar da pouca informação, parece ser uma cantora religiosa. 


Luinara Menezes.

*** Publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui)



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário