sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Ramona

.

Ramona é a forma feminina de Ramón, popularizado no mundo de fala inglesa pelo romance de Helen Hunt Jackson, “Ramona” (1884),           bem como vários filmes posteriores com base no livro. Ramón, por sua vez, é a forma hispânica de Raimundo, que vem do nome germânico Raginmund, composto pelos elementos “ragin” (conselho) e “mund” (protetor).

A variante francesa seria Raymonde (francês) e Raimonda (italiano), além do clássico nome terrivelmente feio, caricato e predisposto a bullying, Raimunda (em português). Em 2014, esse era o 92º nome mais popular na Hungria, e também foi o 68º mais popular na Suíça em 2002.  Já nos Estados Unidos, a última vez que o nome aparece é em 876º lugar, no ano de 1988. Também é um nome feminino razoavelmente usado na Romênia.

No Brasil ele jamais foi popular, e pelos comentários que pude garimpar em alguns sites, em países espanhóis ele é considerado um nome bem antigo. Não há nenhum registro de Ramona na lista da Arpen/SP de 2015 ou de 2014.

A título de curiosidade, Avril Ramona Lavigne é o nome completo de Avril Lavigne. Os atores Peter Sarsgaard e Maggie Gyllenhaal tem uma filha nascida em 2006 que foi chamada Ramona Sarsgaard. Ramona Marquez é uma atriz mirim britânica.

Embora na Espanha ele seja considerado antigo demais, datado e ultrapassado, as percepções sobre os nomes mudam conforme a cultura. Aqui, seria considerado exótico, mas não feio. Talvez, Ramona adquiriria rapidinho o status de elegante e incomum.


Talvez o nome Ramona gere o apelido Mona (como em Monalisa). Eu sou simpática a Ramona por que são poucos os nomes com R que são realmente atraentes, e este preenche boa parte dos requisitos, e também por que considero a terminação –ona forte, já que adoro Leona, um nome com semelhante sonoridade final. 





.

Um comentário:

  1. Que bom que voltou Athena! Faz um tempinho que não postava, senti sua falta!

    ResponderExcluir